Prefeitura assina convênio que irá beneficiar mais de 700 famílias com recursos para empreendedorismo

Por Rackel Vieira

11 de junho de 2021

Por Rackel Vieira

11 de junho de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Foi assinado na manhã desta sexta-feira, 11, o convênio entre a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Banco do Brasil e a Rede de Empreendimentos Econômicos, Sociais, Culturais e Solidários e Feira do Artesanato do município. O Convênio tem como finalidade apoiar financeiramente cerca de 700 famílias que atuam na Feira do Artesanato, possibilitando o aumento de suas produtividades e de suas rendas. A assinatura ocorreu na sala de reuniões da Cidade Administrativa Maguito Vilela e irá beneficiar centenas de aparecidenses.

Por meio desta ação serão realizadas a alocação de recursos financeiros necessários à implementação do “Projeto Fortalecimento” proposto pela Rede de Empreendimentos Econômicos, Sociais, Culturais, Solidários e Feira do Artesanato de Aparecida e assim possibilitar aos grupos integrantes da Rede à aquisição de máquinas, equipamentos e matéria-prima para realização dos seus trabalhos. O objetivo também é o de proporcionar o desenvolvimento técnico e empreendedor dos membros dos grupos. O valor a ser alocado ao Projeto é de R$ 500 mil.

Segundo o gerente Geral do Setor Público do Banco do Brasil, José Heriberto Júnior, o recurso foi disponibilizado, por meio do Projeto de Inclusão Socioprodutiva (PIS) da Fundação do Banco. “Temos como objetivo levar melhorias na vida de cada família, contribuir com o crescimento local e orgânico, desenvolver junto com o município e com seus moradores. A participação da Prefeitura deu muita credibilidade para aprovação do convênio, que é muito rigoroso, então o grau de maturidade e seriedade do Projeto também facilitaram o processo”, salientou.

O prefeito Gustavo Mendanha comemorou a realização de mais um investimento que visa o desenvolvimento econômico do município e que proporcione fonte de renda aos aparecidenses. “É com muita alegria que celebramos essa parceria em um momento em que o país está vivendo uma crise econômica por conta da pandemia. A Prefeitura está engajada em ações na área da saúde, no combate a pandemia, mas também temos trabalhado muito para qualificar a população profissionalmente, buscando métodos para ampliar oportunidades de emprego, fico muito feliz com mais esse benefício para os moradores”, destacou.

O Grupo Técnico Social da Secretaria Municipal de Habitação coordenou e viabilizou a realização do convênio. “Em uma das visitas constantes da nossa equipe a à Associação Quilombolas Urbanas do setor Jardim Cascata, que é contemplada por moradias com o programa Minha Casa Minha Vida, constatamos muitas famílias que não conseguiam pagar ao menos a prestação mínima da casa que é cerca de R$ 50,00 apenas por falta de emprego e renda. Com isso, unimos esforços para ajudá-los e hoje estamos assinando esse convênio em que o Banco entra com a parte financeira e a Prefeitura com o trabalho social da secretaria, que vai dar apoio ao trabalho de cada família para que tenha sucesso”, explicou o secretário de Habitação de Aparecida, William Panda.

A Rede de Empreendimentos Econômicos, Sociais, Culturais, Solidários de Aparecida é um movimento composto por 13 grupos de associações: Associação Quilombolas Urbana Jardim Cascata, Grupo Arte Vida Bem Viver do Terra do Sol e Continental, Grupo de Saúde Mental Tecelagem Aurora, Grupo Mulheres Empreendedoras do Nova Olinda, Grupo Mãos Ativas, Grupo Cantinho da Beleza parceria com Associação de moradores do Santa Fé, Grupo Apoiar – parceria com Associação de moradores do Jardim Rosa do Sul, Grupo de Panificação Pão é Vida, Grupo Artesanato Arte com Amor, Grupo de Artesão do Residenciais Buriti Sereno I II e III, Cooperativa de Catadores de Aparecida (COOCAP), Cooperativa de Catadoras Feminina de Aparecida (COORFAP) e Feira Artesanal.

Presente na reunião, o vereador Sandro Oliveira mencionou a necessidade de qualificar e ajudar as famílias carentes a melhorarem suas rendas. “Muitas pessoas têm ideias boas, mas não conseguem colocar em prática ou tem o desejo de conseguir uma qualificação e não têm as mínimas condições de buscarem novas oportunidades. Por isso que ações como está, que incentiva a produzir, é importante. Agora teremos muitas famílias qualificadas e com renda para seu sustento e dos seus”, sublinhou o parlamentar que estava ao lado do deputado Henrique Arantes (MDB).