Prefeitura atua no embelezamento de ilhas e canteiros para deixar a cidade mais florida

Por Rackel Vieira

26 de maio de 2021

Por Rackel Vieira

26 de maio de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Mais de 14 mil m² de ilhas e canteiros da cidade receberam ações de plantio de flores e grama

Proporcionar espaços públicos floridos, arborizados, perfumados e trazer aos moradores e visitantes uma nova impressão de cuidado e apreço pela cidade, é o objetivo da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. E para alcançar este objetivo, a secretaria de Desenvolvimento Urbano dá continuidade ao projeto de Embelezamento da Cidade. A ação tem promovido e intensificado o paisagismo em diversas regiões do município, incluindo praças, parques, canteiros, rotatórias e ilhas de ruas e avenidas da cidade, dentre outros espaços públicos.

Segundo o prefeito Gustavo Mendanha o projeto foi idealizado para complementar as ações de infraestrutura, saúde, educação e social que a gestão vem implantando nos últimos anos. “A realidade de Aparecida é de uma cidade que está em constante desenvolvimento e cuidar de sua aparência também é fundamental. Vamos embelezar todos os cantos, deixando-os floridos, coloridos, perfumados e, principalmente, com mais qualidade de vida para nossa população”, destacou o prefeito.

Ao todo, 14,2 mil metros quadrados de canteiros e ilhas já foram beneficiados pelas equipes de jardinagem. Entre os locais contemplados estão as rotatórias situadas em frente ao Terminal Araguaia (Avenida de Furnas com Avenida B, Setor Araguaia); Avenida Anápolis com Avenida Otoniel da Cunha; Polo Empresarial (Avenida Eixo Primário com Rua Um); em frente ao Posto Gema, no Setor Serra Dourada; rotatória na Avenida da Paz no Setor Solar Central Park; rotatória em frente ao Anfiteatro; Independência mansões; em frente a Luztol no Polo empresarial; e ao longo das Avenidas Independência, Avenida Tropical no Jardim Tropical e Avenida de Furnas no setor Araguaia.

As equipes da SDU estão trabalhando, atualmente, no replantio das flores do Paço municipal (Rua Gervásio Pinheiro APM Residencial Solar Central Park), na Avenida Epiacaúba com Avenida Rio Verde e na manutenção do paisagismo Avenida Uru no Jardim Luz. Ao todo, serão mais 11 mil metros quadrados de espaços públicos floridos e gramados.

Também está prevista a implantação do projeto de paisagismo nas Avenidas Juscelino Kubitschek, Jardim Transbrasiliana, Avenida das Hortênsias, São Paulo, Santana no setor Vila Souza, Avenida Jataí com W-1 no Setor Santa Luzia, Rotatória Vila Maria, Rotatória Avenida Igualdade com a GO-040 no Setor Garavelo, Rodoviária no setor Central, Rotatória do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) na Cidade Vera Cruz, Praça Matriz, Rotatória Barão, no Polo empresarial, Rotatória Diamante com Eixo Primário no Setor Pontal Sul, entre outros pontos.

Plantio de flores na Avenida Uru no Jardim Luz (Foto: Claudivino Antunes)

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, o embelezamento está sendo feito com um custo quase zero para os cofres públicos. “Estamos utilizando materiais descartados como pedrisco, toras de madeira e pneus. O projeto conta com a implantação de caminhos de flores cercado por bolachas de madeira, floreiras feitas com cochos de madeira e caminho para passeio com os pedriscos”, explicou o gestor que explanou que a expectativa do poder público é levar o benefício para todos os cantos da cidade.

O secretário explica que as áreas que recebem o paisagismo passam por um estudo da equipe técnica da SDU para definir a espécie de plantio conforme a necessidade do solo da área. “O local passa por uma análise do solo feita em laboratório previamente, e a partir do resultado, é feito todo o processo como a escarificação, adubação e calagem. Entre as espécies de flores mais utilizadas estão as Petúnias, Sálvias, Tagetes, Vincas”, pontuou.

Preservação do paisagismo

O prefeito ressalta a importância da preservação dos espaços e seus respectivos paisagismos, e lembra que a população pode contribuir com a integridade dessas áreas mantidas por toda a cidade. “A destruição de bens públicos é um dos atos infracionais tipificados como crime contra o patrimônio público e pode sujeitar o infrator a pena como multa ou detenção”, alertou Gustavo Mendanha.

Em caso de dano ao paisagismo, a população pode alertar a Prefeitura. Se o munícipe se deparar com um ato de vandalismo em andamento, o ideal é que seja acionada a Guarda Municipal, pelo telefone 153. Se o dano já estiver consumado, o munícipe pode dar ciência à própria SDU, pelo telefone (62) 3545-5809, informando o local avariado para que a Pasta possa providenciar a devida manutenção.