Prefeitura colabora com TRE para recadastramento biométrico de eleitores

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 09 de setembro de 2013 – Com o objetivo de acelerar o recadastrasmento biométrico em Aparecida de Goiânia, o Tribunal Regional Eleitoral em Goiás (TER-GO) está instalando novos postos de atendimento para o recadastramento no município. Nesta segunda-feira, 09, o prefeito Maguito Vilela (PMDB), juntamente com o presidente do TER-GO, o desembargador João Valdeck; e o vice-presidente do órgão, o desembargador Walter Carlos, inauguraram uma extensão no TRE de Aparecida.

“Nosso objetivo é agilizar o processo de recadastramento. Para isso, é fundamental essa parceria entre TRE e prefeitura. Disponibilizaremos tudo que for necessário para atender os nossos eleitores e facilitar o recadastramento de seu títulos”, afirmou Maguito.

A nova extensão ampliou o número de guichês de 11 para 30. Na próxima semana está previsto a abertura de mais dois novos postos de atendimento: um no setor Jardim Olímpico, com quatro atendentes, e outro no Buriti Shopping, com oito atendentes. “Com esse quadro, passaremos a atender 1.800 pessoas por dia, ao invés de apenas 800 como vinha ocorrendo. Vamos acelerar o processo para que não fique tudo para a última hora”, salientou o desembargador João Valdeck.

Com objetivo de reduzir as filas, o TRE também implementou um sistema de agendamento online. O serviço pode ser marcado por meio do site do órgão e, a partir disso, o eleitor será atendido no posto escolhido com hora previamente marcada.

O recadastramento biométrico foi iniciado em Aparecida no mês de abril. A segunda maior cidade do Estado de Goiás possui 251.290 eleitores que precisam passar pela revisão biométrica. Mas, desde o início do processo, apenas 15% deles procuraram atendimento.

Onde fazer?

Com o apoio do município, além da Central de Cartórios Eleitorais de Aparecida, localizada no setor Araguaia, ao lado do Terminal Araguaia e Cel da OAB, o TRE também montou uma central operacional na unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) Garavelo. Na Central de cartórios o atendimento é das 8h às 18h, de segunda à sexta, com agendamento online. No SAC Garavelo, que fica na Praça da Igualdade, o atendimento é feito das 8h às 17h30. Mais informações no site do TRE: www.tre-go.jus.br.

RECADASTRAMENTO – O Recadastramento Biométrico em Goiás começou em 2009 no município de Hidrolândia. Foi realizado em Goiânia de 11 de abril de 2011 a 23 de março de 2012, e em Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás, de 11 de novembro de 2011 até 1º de abril de 2012. Em 2013, 22 municípios passarão pelo mesmo procedimento, sendo que 10 são sedes de zonas eleitorais. Considerando o eleitorado de 2012, 828.684 eleitores terão que se recadastrar em todo o Estado. A expectativa do TRE é que em 10 anos todo o País possa utilizar as Urnas Biométricas.