Prefeitura comemora chegada de grande indústria a Aparecida

Por Allan David

8 de novembro de 2019

Por Allan David

8 de novembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Com área cedida pelo município, fábrica da Refrigerantes do Triângulo Ltda, que é dona do Guaraná Mineiro, deve gerar mais de 6 mil empregos diretos e indiretos

Atraída pela solidez da economia de Aparecida e pelo alto grau de retorno nos investimentos feitos na cidade, a Refrigerantes do Triângulo Ltda, que fabrica o Guaraná Mineiro, é a mais nova indústria a confirmar sua instalação no município. A decisão da empresa, que deve resultar em 6 mil novos empregos diretos e indiretos, foi confirmada nesta sexta-feira, 8, na Prefeitura de Aparecida, na assinatura de um Termo de Cessão de Área.

O ato oficializou, por parte da Prefeitura, a cessão de um terreno de 53 mil metros quadrados (m²) para instalação da Refrigerantes do Triângulo Ltda em Aparecida. A nova unidade da empresa mineira terá 20 mil m² de área construída. O investimento é de R$ 52,6 milhões e as obras de construção da indústria devem começar em 60 dias. A inauguração da fábrica está prevista para o dia 15 de outubro de 2020.

Para o prefeito Gustavo Mendanha, a empresa se convenceu do investimento em Aparecida ao conhecer de perto o ambiente favorável aos negócios na cidade. Ele lembrou que em 2017, por exemplo, Aparecida foi o segundo município brasileiro que mais gerou novas vagas de trabalho (4.342), atrás apenas de Joinville-SC (5.588), segundo o Ministério do Trabalho. “Além dos milhares de empregos que serão criados e dos impostos gerados, a Refrigerantes do Triângulo irá movimentar toda a cadeia econômica de Aparecida com essa indústria criativa.”

Diretor presidente da Refrigerantes do Triângulo Ltda, Luiz Massaro lembrou que a companhia já atua em Aparecida há 5 anos, num centro de distribuição de 9 mil m² que funciona na Região Central da cidade com 230 colaboradores. Luiz se emocionou ao traçar um paralelo entre a situação de prosperidade econômica em Aparecida e o cenário ainda turbulento na economia do País. “O Brasil se faz com os homens que estão aqui”, disse ele se referindo aos empresários que acompanhavam a solenidade.

Prefeito Gustavo Mendanha (à direita) e empresário Luiz Massaro assinam Termo de Cessão de Área – Foto: Claudivino Antunes

A cerimônia na Prefeitura de Aparecida reuniu ainda o vice-prefeito, Veter Martins, parlamentares, integrantes do secretariado e líderes da classe empresarial. Entre eles estava o diretor executivo da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Edwal Portilho. Ele defendeu a melhoria no ambiente de negócios em Goiás, que discute neste momento uma possível retirada de incentivos fiscais dados pelo Estado às empresas.

O prefeito Gustavo Mendanha é um dos principais defensores da manutenção dos incentivos fiscais. Ele recomendou hoje que a permanência dos incentivos se dê com critérios, com as necessidades devidamente comprovadas. “Vou referendar e defender o empresariado goiano, que muito tem feito pelo nosso povo”, afirmou Gustavo.

Em consonância com Edwal Portilho, o prefeito de Aparecida admitiu que a instalação da fábrica do Guaraná Mineiro na cidade é um marco no projeto do empresariado de tornar o parque industrial de Goiás o 6º maior do Brasil. Estudo econômico divulgado neste ano pela Adial aponta que Goiás (7º) possui 15,8 mil indústrias ativas. O Estado do Rio Janeiro, atual 6º colocado no ranking, conta com 22.354 indústrias.

Líderes do setor empresarial, parlamentares e integrantes do secretariado acompanharam a solenidade – Foto: Claudivino Antunes

Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Fraga Filho participou da cerimônia em Aparecida. Também acompanharam o evento o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC), que é empresário em Aparecida; os senadores Luiz do Carmo (MDB) e Vanderlan Cardoso (PP); o presidente da Câmara Municipal de Aparecida, Vilmar Mariano (MDB), além de outros vereadores e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), José Luiz Celestino.