Prefeitura de Aparecida de Goiânia continua vacinação para idosos acima de 75 anos

Por Camila Godoy e Daniela Ribeiro

1 de março de 2021

Por Camila Godoy e Daniela Ribeiro

1 de março de 2021

Foto: Enio Medeiros

Imunização ocorre nos cinco postos da cidade: dois drive-thrus e três UBS´s de segunda a sexta-feira

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá continuidade à vacinação contra a Covid-19 em idosos acima de 75 anos na cidade. Os interessados podem procurar diretamente, sem agendamento, os drive-thrus da Cidade Administrativa (região Central) e do Centro de Especialidades (Jardim Boa Esperança), das 8 às 19 horas. A vacinação pode ser agendada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Andrade Reis, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta está disponível no site www.aparecida.go.gov.br e nas lojas de aplicativos com sistema Android.

Muito emocionado após a receber a vacina na última sexta-feira, 26, o senhor Hudson Verano de 76 anos foi um dos idosos imunizados na manhã desta sexta no drive da Cidade Administrativa. “Essa vacina era muito esperada, eu estava bastante ansioso. Estou com uma sensação de esperança, a gente que é velho quer sempre viver mais um pouco e enquanto os jovens estão badalando, o idoso só quer viver mais e isso só se resolve com a vacina”, disse ele. Também feliz por receber a primeira dose, Agenor Ciriá de Oliveira de 76 anos, deu graças a Deus. “Era muito triste viver longe dos parentes, sem receber a visita dos filhos, com medo de isso prejudicar a gente. Agora estou feliz”.

Já os idosos acamados acima de 60 anos continuam recebendo a imunização em domicílio após agendamento telefônico pelo número (62) 3545-5868. “À medida que chegarem novas remessas de doses ampliaremos a imunização para outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, se for possível, a Prefeitura irá comprar mais vacinas”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.

Doses recebidas
Na tarde desta quinta-feira, 25, a cidade recebeu do Governo Federal, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), duas mil doses da vacina Coronavac e 2,5 mil da AstraZeneca. Todas elas destinadas exclusivamente para idosos acima de 75 anos. O município também recebeu um lote com 3,8 mil vacinas para aplicação da segunda dose da Coronavac naqueles que foram imunizados em meados de fevereiro.

“Totalizamos 31,5 mil doses recebidas de imunizantes dos laboratórios Butantan e Fiocruz. Dessas, 20,5 mil são para a primeira aplicação e 11 mil para a segunda aplicação, visto que a proteção garantida por esses laboratórios ocorre em duas etapas”, explica o secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães. O gestor ainda reforça: “Fiquem atentos aos prazos previstos no cartão de vacinação para não perder a segunda dose”.

Doses aplicadas
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a última sexta-feira, 26, o município já havia aplicado 21.468 vacinas na cidade, sendo que 16.336 pessoas receberam a primeira dose e 5.132 receberam a segunda dose. Ainda segundo a pasta, as vacinas aplicadas foram destinadas aos seguintes grupos: 6.383 doses para idosos acima de 75 anos, 14.441 para profissionais de saúde, 358 para idosos e deficientes institucionalizados e 296 para idosos acamados.

Principais informações do atual momento da Campanha de Vacinação:

Quem pode receber a primeira dose da vacina?

Idosos acima de 75 anos de idade
Idosos acima de 60 anos de idade acamados

Onde vacinar?

Drive-thru da Cidade Administrativa – (Rua Gervásio Pinheiro, APM, Residencial Solar Central Park, Aparecida de Goiânia).
Drive-thru do Centro de Especialidades – ( Avenida C-06, Jardim Boa Esperança, Aparecida de Goiânia).
UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis)
UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II)
UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico)

Precisa agendar a vacinação?

Para se vacinar nos postos de drive-thru NÃO precisa de agendamento.
Para se vacinar nas UBS´s, faça o agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

Funcionamento dos postos

Drive-thrus: de segunda à sexta-feira, das 8 às 19h.
UBS´s: de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h.

O que levar na hora da vacinação?

Documento de identidade
CPF ou Cartão SUS
Comprovante de Endereço de Aparecida de Goiânia

Idosos acamados vacinam?

Idosos acima de 60 anos acamados recebem a vacinação em casa, mediante agendamento telefônico pelo número 3545 5868.

Quem está sendo vacinado com a segunda dose neste momento?

Profissionais de saúde da linha de frente.

Locais:
Vacinação in loco nas unidades de saúde da cidade.