Prefeitura de Aparecida doa ambulância à Casa de Apoio São Luiz

Por Allan David

21 de agosto de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Entidade filantrópica funciona na cidade há 20 anos e presta assistência gratuita a pessoas em tratamento contra o câncer e seus familiares

A Prefeitura de Aparecida realizou nesta terça-feira, 20, a doação de uma ambulância à Casa de Apoio São Luiz, localizada no setor Serra Dourada III. Foi um gesto de gratidão do município pelos 20 anos de serviços prestados pela instituição filantrópica a pessoas em tratamento contra o câncer, segundo confirma o prefeito Gustavo Mendanha. Ele entregou a viatura à fundadora da entidade, dona Carmem Divina da Silva, durante o 16º Bazar Beneficente da Casa de Apoio São Luiz, ocorrido em Goiânia.

Gustavo Mendanha, que já participou de trabalhos voluntários na Casa, enalteceu a relevância do trabalho feito pela organização não-governamental. A instituição oferece estadia, alimentação e transporte, na Região Metropolitana de Goiânia, a pacientes e seus acompanhantes. E tudo isso sem custo. “A Casa de Apoio São Luiz é muito importante para nós, de Aparecida de Goiânia. Afinal, já são 20 anos prestando esse bom serviço e apoiando familiares de pessoas que, infelizmente, sofrem com câncer. Portanto, é uma causa muito nobre, que merece nosso reconhecimento e gratidão”, frisou o prefeito, acompanhado do secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Ao entregar as chaves da ambulância a dona Carmem, Gustavo lembrou que essa doação só foi possível graças ao apoio que o Poder Executivo recebeu dos vereadores. Sensibilizados com a causa solidária, os parlamentares aprovaram no tempo recorde de um dia o projeto enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal defendendo a doação da viatura à Casa de Apoio São Luiz. Dona Carmem agradeceu: “Essa ambulância chegou em boa hora, graças a Deus. Vendo isso, eu acredito que valeu todo esforço.”

Quem também reconheceu a iniciativa da Prefeitura foi o cantor Leonardo. “A gente sabe da dificuldade que a saúde atravessa no Brasil tanto na esfera governamental quando no âmbito das entidades beneficentes. As coisas não são fáceis, mas existem pessoas corajosas e maravilhosas para poder nos ajudar”, declarou o sertanejo. Leonardo fazia dupla com o irmão Leandro, mentor da Casa de Apoio, que morreu em 1998 vitimado por um câncer na região do tórax. Ele partiu antes de a casa ser criada.

Cerca de 600 pessoas de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul participaram do leilão beneficente, realizado no Parque Agropecuário da capital. São apoiadores como o engenheiro civil e agropecuarista José Américo de Sousa, de 64 anos. Ele esteve em todas as 16 edições do evento solidário. “Faço questão de ajudar a dona Carmem e o Leonardo nesse trabalho dignificante e maravilhoso que eles fazem em prol das pessoas que realmente necessitam”, ressaltou José Américo.

Voluntária que atua na área administrativa da Casa de Apoio, Vânia Mara da Silva Pedrosa explica que os leilões beneficentes geram uma receita que garante o custeio da instituição por seis meses, normalmente. Nesta edição do evento, empresários, políticos e personalidades do esporte e da cultura, como o youtuber Jacques Vanier, acompanharam o leilão de itens como gado, cavalos, obras de arte, joias e instrumentos musicais doados por artistas famosos.

O cantor Gusttavo Lima e a dupla Jorge e Mateus doaram, cada um, um violão autografado. Outras celebridades, como os cantores Zé Felipe, Cuibano Lima e a dupla João Bosco e Vinícius apoiaram o evento chamando seus seguidores nas redes sociais para prestigiar o leilão. Também ajudaram no evento o grupo Amigos, formado pelos cantores Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, e Chitãozinho e Xororó.

Casa de Apoio – Equipada com 42 apartamentos com banheiros privativos, a Casa de Apoio São Luiz presta assistência hoje a 86 pacientes. A entidade filantrópica faz mais de mil atendimentos anuais.