Prefeitura de Aparecida e Governo de Goiás apresentam programa para implantação de Parque Tecnológico

Por Rafael Freitas

24 de junho de 2019

Por Rafael Freitas

24 de junho de 2019


Foto: Ênio Medeiros

Objetivo é atrair e criar empresas de base tecnológica e instituições de pesquisa, como meio para a concretização de projetos que gerem desenvolvimento econômico, emprego e renda

 

Para promover o desenvolvimento econômico com o uso de tecnologias, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentou na manhã desta segunda-feira, 24, o projeto para implantação do Parque Tecnológico do município (AparecidaTEC). A apresentação foi realizada durante o lançamento do Programa de Parques Tecnológicos do Estado, promovido pelo Governo de Goiás. O evento ocorreu no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, na capital, e reuniu centenas de autoridades.

Os Parques Tecnológicos consistem em empreendimentos que objetivam atrair, criar, incentivar e manter empresas de base tecnológica e instituições de pesquisa, como meio para a concretização de projetos que gerem desenvolvimento econômico, inclusive geração de emprego e renda. Pelo programa do governo estadual, serão implantados cinco parques tecnológicos em cinco cidades do Estado, sendo eles nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Cidade Ocidental.

O vice-prefeito de Aparecida, Veter Martins destacou que a implantação do Parque Tecnológico vai fomentar o desenvolvimento econômico do município. “A cidade que não investir em ciência, tecnologia e inovação, infelizmente vai ficar para traz. Aparecida ganha com isso e o governador Ronaldo Caiado foi muito feliz em escolher cinco grandes cidades para implantar os parques tecnológicos, fomentando a pesquisa, a competitividade econômica e a geração de emprego no município”, sublinhou.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia se Inovação de Aparecida, professor Cleomar Rocha, o projeto vai garantir um futuro melhor para a cidade e gerar emprego. “Temos um município pautado pelas universidades e indústrias e os parques tecnológicos aceleram o processo de desenvolvimento, implementando e trazendo novas empresas de cunho tecnológico para que possamos construir um futuro melhor para a nossa cidade. Serão cerca de 189 novas empresas que irão gerar mais de mil empregos direitos, que trazem ainda uma perspectiva de desenvolvimento para a região metropolitana. Portanto, considero que esta será uma das chaves para o desenvolvimento regional”, destacou. Segundo ele, Aparecida tem perspectivas de trabalhar com quatro áreas: Energia, Mineração, Indústria 4.0 e Smart Cities. A expectativa é de R$ 400 milhões em investimentos.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Adriano da Rocha Lima, os parques tecnológicos representam a forma que o Estado tem de viabilizar investimentos. “A inovação é um conceito mundialmente consagrado e importante para o desenvolvimento da indústria e da economia. Para fazermos essa ligação entre o ambiente que é formado o conhecimento, nas universidades, e o setor produtivo, o parque tecnológico é o meio mais concreto de construir essa ponte. E o governo faz essa articulação em benefício da sociedade, garantindo que projetos de pesquisa possam sejam transformados em empreendimento, aumentando o emprego, a arrecadação, a importação e exportação de tecnologia”, pontuou.

Para finalizar, o governador Ronaldo Caiado destacou, em seu discurso do lançamento do projeto, que a vocação econômica das cidades goianas é fundamental para a implantação do sistema. “Esse programa de desenvolvimento regional só passa a ser possível graças aos parques tecnológicos e da vocação de cada uma das cidades, que é a base fundamental. Vejo, por exemplo, Aparecida de Goiânia nessa preocupação de modernizar cada vez mais o convívio das pessoas com sua própria cidade, que é uma referência hoje”, finalizou.

Presenças – Estiveram presentes o governador Ronaldo Caiado, vice-prefeito Veter Martins, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida, professor Cleomar Rocha, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Adriano da Rocha Lima, deputados Adriano do Baldy (federal) e Virmondes Cruvinel (estadual), o senador Vanderlan Cardoso (presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática do Senado), reitores Edward Madureira (UFG) e Ivano Devilla (UEG), além dos prefeitos Roberto Naves (Anápolis), Paulo do Vale (Rio Verde), Fábio Correa (Cidade Ocidental).

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)