Prefeitura de Aparecida inicia conversa sobre parceria para melhoria de serviços de telefonia

Por Simony Santos

19 de novembro de 2018

Por Simony Santos

19 de novembro de 2018

Foto: Divulgação

Com a mudança do sinal analógico para o digital foram abertas algumas faixas no sinal frequência, que possibilitam a melhoria de todo sistema de telefonia, desde que tenha infraestrutura adequada. Pensando nisso, a Prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias da Casa Civil e da Ciência, Tecnologia e Inovação, recebeu, nesta quarta-feira (14), a visita do diretor do Instituto Municipalista de Inovação, Pedro Lima, com intuito de trocar informações técnicas sobre o projeto oferecido pela instituição. Os secretários receberam o visitante em nome do prefeito Gustavo Mendanha por indicação da Confederação Nacional de Municípios.

A ideia é que o município faça a concessão do espaço público para que a empresa instale a infraestrutura adequada para que as empresas de telefonia prestem serviços de melhor qualidade, explorando as antenas da empresa. Durante o tempo de concessão, que vai de 35 a 40 anos, o município recebe câmeras de vigilância e salas de monitoramento, sem custos de manutenção.

O chefe da Casa Civil, Einstein Paniago, explica que a grande vantagem é a redução dos gastos públicos e melhoria da prestação de serviços de telefonia. “Tivemos uma conversa inicial, mas a partir daqui, ambos faremos pesquisas de viabilidade para saber a efetividade dos resultados para os municípios e seus cidadãos, embora eu considere um projeto muito interessante”.

A regulação das faixas disponíveis permite a inserção de novas tecnologias no âmbito da comunicação, principalmente móvel. Essa possibilidade de avanço tecnológico é de interesse para a Prefeitura para que sejam oferecidos melhores serviços aos cidadãos. “O atendimento ficará melhor, do mesmo modo que as TVS melhoraram, os sinais de telecomunicações ficarão melhores com a inserção de novas torres, que fazem exatamente o circuito que conhecemos como celular: células ao longo de todo município para melhorar o atendimento a toda população”, afirma o secretário Cleomar Rocha.

Com o apoio da iniciativa privada, será possível trabalhar com a tecnologia para dar suporte na melhoria dos serviços de telefonia e internet. Pedro Lima ressalta que de nada adianta ter um bom celular se o sinal que chega até ele não for adequado.