Prefeitura de Aparecida inicia obras de reestruturação do Cais Nova Era

Por Camila Godoy

5 de outubro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Unidade será totalmente reformada e ampliada para melhor atender os pacientes. Atendimentos de urgência e emergência não serão interrompidos

O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, assinou na manhã desta terça-feira, 5 de outubro, a ordem de serviço para reforma e ampliação do Cais Nova Era. Assim, as obras da unidade já serão iniciadas nesta semana. A previsão é que em agosto do próximo ano o Cais já esteja totalmente reestruturado, com a criação de uma sala de reanimação, ampliação da enfermaria, novo prédio ambulatorial, novos consultórios e aparelhos, dentre outros benefícios. Durante esse período de reforma, o atendimento de urgência e emergência continua disponível na unidade.

“Pode-se dizer que teremos um novo Cais Nova Era. Nada do que vocês estão vendo aqui, permanecerá igual. Essa obra faz parte de um projeto que é prioridade da minha gestão: oferecer uma saúde pública de excelência!  Acredito que isso é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população. Eu mesmo já busquei atendimento nesse Cais e sei de sua importância. Com a reforma e ampliação, nossa capacidade será ampliada, os profissionais terão melhores condições de trabalho e a qualidade do serviço oferecido será elevada. É nisso que acredito e é para isso que eu trabalho”, afirmou Gustavo Mendanha.

O prefeito lembrou ainda que o Cais Nova Era foi construído no final da década de 80 e que a reestruturação irá modernizar o local: “Essa é uma unidade que oferece atendimento de urgência 24 horas e atendimento ambulatorial, que é aquele agendado. Sempre muito demandado e procurado pelos moradores da região, o Cais merecia essa ampla reforma, que também é um reconhecimento da gestão sobre a relevância do trabalho realizado neste local pelos profissionais de saúde”.

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza, prestigiou o lançamento das obras de reestruturação do Cais e também destacou a relevância do serviço oferecido na unidade: “essa reforma e ampliação representa o compromisso da Prefeitura com a população. Em Aparecida não cabe mais uma saúde arcaica e o Gustavo Mendanha sabe disso e respeita o povo. Há anos essa unidade vem servindo, salvando vidas e contribuindo para a saúde dos moradores e agora todos terão um Cais mais moderno e qualificado”.

Como fica o atendimento no Cais

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explicou que as obras de reestruturação vão ser iniciadas pela ala ambulatorial e depois abrangerá a Urgência e Emergência: “Nós já redirecionamos os atendimentos ambulatoriais do Cais para as Unidades Básicas da região. Inicialmente, os atendimentos de urgência e emergência continuam. À medida que a reforma avançar para essa ala do Cais, avaliaremos as condições de continuidade do trabalho no local, ouviremos a população e, se necessário, realocaremos os atendimento 24 horas para as outras unidades de emergência da nossa rede, composta por três UPAs e pelo Cais Colina”.

Trabalho que fica

A moradora do Veiga Jardim, Malena Rocha, estava buscando atendimento no Cais Nova Era quando soube da reestruturação: “sempre venho aqui e achei muito bom saber que teremos uma reforma. Espero que os consultórios e a enfermaria sejam ampliados. O Cais é muito importante para a nossa região”.

Quem também ficou animada com o início das obras foi a técnica-administrativa da unidade, Gracielle Bueno. “Eu trabalho aqui de segunda à sexta. Considero o Cais a minha casa e estou empolgada com a reestruturação. Eu já trabalhava aqui quando, anteriormente, recebemos uma reforma. Mas agora, será algo maior. Nós estávamos precisando disso. Essa é uma obra que vai marcar a história do Cais Nova Era”.

Investimento

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as obras de reestruturação do Cais Nova Era estão estimadas em cerca de 1,6 milhão de reais. Desse total, R$ 1.100.302,94 são recursos do município e R$ 591.081,71 da União.

A reforma e ampliação promoverá:

• Ampliação da recepção de Urgência e Emergência
  • Criação da Sala de Reanimação
  • Execução de novas enfermarias adulto e pediátrica
  • Construção de nova Ala Ambulatorial
  • Aumento do número de consultórios
  • Criação da rede de gases medicinais
  • Renovação da Central de Materiais Esterilizados
  • Reforma do setor de Laboratório
  • Instalação de nova máquina de Raio-x
  • Instalação de piso tátil para acessibilidade
  • Reforma da rede de água pluvial