Prefeitura de Aparecida vai monitorar com oxímetros e exames laboratoriais pacientes com Covid-19

Por Polliana Martins

30 de junho de 2020

Por Polliana Martins

30 de junho de 2020


Foto: Wigor Vieira

Os exames serão feitos a cada 48h em pacientes dos grupos de risco que são mais vulneráveis ao agravamento da doença. Ao todo, foram adquirido 600 oxímetros

Para aprimorar a atenção prestada aos pacientes com Covid-19, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia irá ampliar, nesta semana, os serviços de monitoramento dos casos confirmados. O objetivo é impedir o agravamento dos quadros clínicos e evitar mortes. Para isso, serão montados drive-thrus nas 3 UPAs da cidade (Brasicon, Buriti e Flamboyant) nos quais serão realizados exames laboratoriais a cada 48h em pacientes mais vulneráveis ao agravamento. Eles também receberão oxímetros que poderão ser levados para casa e que serão devolvidos ao final do tratamento.

De acordo com a SMS os equipamentos são dispositivos portáteis que medem a oxigenação sanguínea pela ponta dos dedos e auxiliarão no reconhecimento de um possível comprometimento pulmonar. Sobre os exames, o atendimento nos drive-thrus ocorrerá de segunda a sábado mediante agendamento prévio. Ao todo, a SMS adquiriu 600 oxímetros para auxiliar no monitoramento dos pacientes.

Os resultados dos exames e da saturação de oxigênio aferida pelos oxímetros serão monitorados pelas equipes de Telemedicina e de médicos da Central Municipal de Regulação. Os pacientes com resultado positivo para Covid-19, já são acompanhados diariamente, de forma remota, e agora, com esses dados, a qualquer indício de agravamento, serão encaminhados com mais rapidez para tratamento em uma unidade de Saúde.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida, acrescenta que os exames oferecidos, associados ao controle diário da saturação de oxigênio, vão oferecer indicadores importantes para os médicos da Telemedicina e da Central de Regulação interpretarem o agravamento de casos.

“Nós percebemos que muitos pacientes não sentem e não percebem a doença se agravando. Quando a situação fica insustentável, eles chegam em nossas unidades de urgência já em estado grave. O que estamos oferecendo com essa estratégia são dados importantes para que nossos profissionais percebam a piora do quadro e ajam conforme a demanda”.

De acordo com o gestor, os exames oferecidos demandam um baixo investimento porque não são caros, porém são indispensáveis para o monitoramento adequado e o rastreamento dos casos de maior gravidade. “Por outro lado, trata-se de uma iniciativa que demanda planejamento e o trabalho de uma série de profissionais, mas estamos preparados e constantemente avaliando e aperfeiçoando nossas estratégias com o respaldo de estudos científicos reconhecidos e experiências bem-sucedidas feitas em diversos locais no mundo”, destaca.

Ao todo, 600 oxímetros serão repassados aos pacientes que testaram positivo para Covid-19

Foco na população mais vulnerável

De acordo com o Secretário de Saúde, a princípio, o alvo dessa iniciativa é a população idosa e pessoas com comorbidades, tais como diabéticos, hipertensos e imunossuprimidos, dentre outros. A coleta do material para os exames será feita nos drive-thrus localizados na área externa das UPAs e os pacientes realizarão doze exames: hemograma, de dímeros, TGO, TGP, ferritina, proteínas totais, bilirrubina, DAKL, troponina, TAP, uréia e creatinina, testagens que ajudam a indicar mudanças significativas no quadro clínico.

Cada UPA prestará esse atendimento a 50 pessoas que serão escolhidas pelas equipes médicas segundo critérios científicos e sempre repetindo os exames a cada dois dias, sendo que os resultados destes deverão ficar prontos em no máximo 12h.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)