Prefeitura doa área para construção do IML de Aparecida

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 21 de novembro de 2012 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), assinou certificado de averbação da área que será destinada à construção do Instituto Médico Legal (IML) de Aparecida de Goiânia. A assinatura aconteceu durante a última reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada na tarde desta quarta-feira, 21, onde também foram apresentados novos números da avaliação de índices de criminalidade no município.

O certificado foi entregue à superintendente da Polícia Técnico-Científica, Rejane Barcelos, que estava representando a Secretaria Estadual de Segurança Pública. A averbação é o resultado de negociação feita entre a Prefeitura de Aparecida e o Governo de Estado, atendendo à antiga reivindicação das Polícias Civil e Militar que atuam na cidade.

O coordenador do GGIM, cel Raul Coutinho apresentou aos membros do grupo dados do avanço da segurança pública depois da implantação das câmeras de videomonitoramento nas ruas do município. Foi apresentado ainda, pela Polícia Civil, um mapeamento dos bairros e das ruas com maior índice de criminalidade no município, onde os setores de inteligência atuarão em conjunto.

“Estive há alguns dias com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que nos garantiu que haverá ampliação do projeto de videomonitoramento em todas as cidades com grande demanda, tão logo sejam entregues projetos de requisição. De imediato pedi ao Coronel Raul Coutinho que formatasse o projeto, que já está em fase de conclusão. De forma que acredito que seremos contemplados” – conta Maguito.

Além do prefeito Maguito Vilela estiveram presentes na reunião representantes das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, além de secretários municipais e representantes da sociedade civil. “O problema da Segurança Pública acaba atingindo a todos e só se resolve com inteligência. O GGIM é o caminho para aumentarmos a sensação de segurança para todos nós” – garante o prefeito.

NÚMEROS – Os números apresentados durante a reunião impressionam. De janeiro até outubro deste ano a Polícia Militar realizou mais de 100 mil abordagens durante o patrulhamento convencional e nas operações deflagradas contra o tráfico de drogas, apreensão de armas, recaptura de foragidos da Justiça e repressão a pratica de crimes. Além disso, foram retiradas de circulação 157 armas de fogo. Número 67% maior do que o mesmo período do ano passado.

Houve intensificação na fiscalização de veículos. Ao todo foram mais de 60 mil vistorias entre abordagens convencionais e durante as 30 grandes operações. Com isso, mais de mil veículos furtados ou roubados foram recuperados e cerca de 150 foragidos da Justiça foram recapturados. O montante de operações também foi responsável por 112 apreensões de drogas.

FLAGRANTES – A Polícia Militar de Goiás conta que, além do trabalho preventivo, foram realizadas 783 prisões em flagrante por furto, roubo, receptação, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Neste mesmo período foram registrados cerca de 300 Termos Circunstanciais de Ocorrências (TCOs). “As câmeras de videomonitoramento tem sido os olhos da PM e com certeza trazem uma maior sensação de segurança à população” – revela o coronel Sílvio Benedito Alves.

CÂMERAS –  O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), iniciou no final de junho a implantação de 50 câmeras de videomonitoramento em regiões estratégicas da cidade. Mesmo não sendo a Segurança Pública atribuição do município, o projeto foi desenvolvido em parceria e com recursos do Ministério da Justiça, na tentativa de minimizar os índices de furtos roubos e inibir outras práticas criminosas passíveis de serem flagradas pelos equipamentos. Além de auxiliarem o trabalho das polícias civil e militar.

As 50 primeiras câmeras de videomonitoramento foram instaladas em pontos estratégicos da cidade. São cinco ilhas ao todo, com dez câmeras cada uma, instaladas no Centro Histórico; na Avenida Rio Verde, região do Cruzeiro do Sul; Avenida Igualdade, na região do Garavelo; Avenida Independência, abrangendo regiões do Tiradentes e Buriti Sereno; e avenida São Paulo e Tapajós, na região da Vila Brasília.