Prefeitura e empreendedores discutem criação de pólo aeronáutico em Aparecida

Por Rafael Freitas

23 de abril de 2019

Por Rafael Freitas

23 de abril de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

O prefeito Gustavo Mendanha recebeu na manhã desta terça-feira, 23, na sala de reuniões da prefeitura de Aparecida, membros do grupo gestor do Polo Aeronáutico Antares. Na pauta da reunião estava a discussão para a implantação do projeto de incentivo fiscal para a construção da área aeroportuária na região Leste do município.

O projeto de lei, que será enviado a Câmara Municipal para votação, institui o Programa de Incentivo Especial à Área Especial Aeroportuária (AEAI) aos contribuintes que nela implantarem suas empresas. O programa concede benefícios fiscais, como redução de alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS), isenção e redução de alíquota do Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (ITU), redução de alíquota do Imposto Sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU). Segundo descreve o projeto, para aderir ao benefício, a pessoa física ou jurídica interessada deverá ser detentora do Alvará de Construção e proceder contratação de mão-de-obra qualificada, preferencialmente, de pessoas que moram em Aparecida.

Gustavo Mendanha destacou a importância do projeto, tendo em vista que o município será o maior beneficiado com a geração de emprego e renda para a população. “O texto será enviado para apreciação dos vereadores e depois de aprovado facilitará a edificação do empreendimento, que busca a atração de empresas com alta tecnologia e mão-de-obra especializada. E isso colocará o crescimento econômico e modernidade de Aparecida em evidência”, ressaltou.

Para Marcel Canedo, que é membro do grupo empreendedor, Aparecida representa bem o Centro-Oeste brasileiro e a consolidação da Área Aeroportuária irá fomentar ainda mais o mercado logístico da cidade. “Nossa ideia é construir um empreendimento que gere modernização para a economia do município. Somos um grupo que tem inteligência nesse tipo de negócio e Aparecida apresenta  infraestrutura e localização geográfica que facilitam a edificação do Polo Aeronáutico”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal, Vilmar Mariano, afirmou que o Legislativo irá votar o projeto e sinalizou, durante reunião, dar celeridade na proposta. “Assim que recebermos o projeto iremos colocar em mesa para votação na Câmara Municipal. Nós vereadores temos o interesse em dar agilidade nas pautas do Executivo e votar projetos que são importantes para o desenvolvimento econômico e social de Aparecida”, finalizou.

Participaram da reunião o vice-prefeito, Veter Martins, os secretários André Rosa (Fazenda), Olavo Noleto (Casa Civil), Tatá Teixeira (Articulação Política), a superintendente de Arrecadação e Receitas Tributárias, Ana Paula Vilela, o presidente da Câmara Municipal, Vilmar Mariano, os vereadores Cláudio Nascimento e André Fortaleza, além de Marcel Canedo e Marcos Alberto Campos, que são membros gestores do Polo Aeronáutico.

Antares Pólo Aeronáutico

O Antares Polo Aeronáutico de Aparecida de Goiânia deve ter suas obras iniciadas em breve e o funcionamento está programado para 2021. Serão investidos no Antares cerca de R$ 100 milhões. O complexo irá oferecer serviços para a manutenção de aviões, compra e venda de peças; além de pista de acesso aos hangares (taxiway), terminal de passageiros, central de combate a incêndio, logística e transporte de mercadorias, restaurante, condomínio, etc.

O projeto prevê a construção de um sítio portuário de 209 mil hectares, com uma pista principal e de taxiamento, que somam 464.798,15 m². O empreendimento será realizado com capital privado. Está prevista também a construção de uma garagem que abrigará toda a frota goiana de aeronaves executivas, considerada hoje uma das três maiores do país, com mais de mil aeronaves. O aeródromo é também o primeiro passo para implantação do Complexo Logístico Industrial Alfandegário (CLIA), que deve se formar com a instalação natural de empresas de tecnologia aérea nas proximidades do Polo Aeronáutico.