Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde promovem a Semana de Mobilização Contra a Aids

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 26 de novembro de 2012 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, promove durante toda esta semana a Mobilização do Fique Sabendo. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e faz parte das comemorações ao Dia Mundial do Combate à Aids, comemorado no dia 1º de dezembro. De acordo com a coordenadora do Programa DST/AIDS e Hepatites virais da SMS, Luzia Santos, durante toda a semana serão feitos testes rápidos de HIV e DST´s, distribuídos materiais informativos e preservativos, com o objetivo de orientar e alertar a população. “O objetivo da campanha Fique Sabendo é alertar os jovens e adultos para os riscos de doenças sexualmente transmissíveis como a Aids e a Sífilis. E orientar também sobre a importância de se prevenir”, informou.

A fisioterapeuta, Caroline Rodrigues, que estava na unidade de saúde a trabalho, aceitou fazer o teste para servir de exemplo à população. “Como profissional da saúde sei da importância da prevenção, e quero com este meu gesto, motivar a todos para que façam o teste de HIV, que é rápido e não dói nada, foi só uma picadinha no dedo”, frisou Caroline. >
A campanha teve início hoje, 26, na UPA do Brasicon e percorrerá outras unidades de saúde do município no decorrer da semana. As equipe dos agentes de saúde estão no Cais do Colina Azul nesta terça-feira, no Cais Garavelo na quarta-feira, no Cais Nova Era na quinta-feira e no Pappillon Park na sexta-feira.  Além das atividades nas unidades de saúde, a campanha também se estenderá nas secretarias municipais, nas escolas do Projeto Saúde e Prevenção na Escola e outros órgãos públicos de Aparecida.

Todos os resultados dos exames serão enviados ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Unidades de Saúde e laboratórios do município. O encerramento da mobilização será no dia 1º de dezembro, na Praça da Avenida Independência.

Há cerca de um ano e meio, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida implantou no Cais Nova Era o Centro de Testagem e Aconselhamento, que está funcionando temporariamente no Centro Clínico, em razão da reforma no Cais. No CTA as pessoas podem fazer o teste de HIV/Aids e o resultado fica pronto em até 30 minutos. Caso o resultado seja positivo, uma equipe de médicos e psicólogos irão orientar o paciente sobre a doença e tratamentos. “Não há uma cura para a AIDS, mas existem tratamentos e medicamentos que dão condições aos portadores de HIV para levar uma vida normal e saudável, sem deixar de fazer nada, inclusive ter relações sexuais. Mas a melhor forma ainda é a prevenção”, pontuou Luzia Oliveira. Também durante os dias da campanha, as UBS do setor Santa Luzia, Retiro do Bosque, Jardim Florença e Bandeirantes estarão realizando o Elisa, outro tipo de exame, mais detalhado, para HIV.

CASOS – A Coordenação Municipal do Programa de DST, Aids e Hepatites Virais trabalha com a notificação de casos de HIV positivo desde o ano de 2008. Desde então foram registrados 102 casos de pacientes com o vírus. Somente em 2008 foram registrados 14 casos, sendo 8 do sexo masculino e 6 sexo feminino. Em 2012 foram 34 casos, sendo 21 do sexo masculino e 13 casos no sexo feminino.

A faixa etária com maior registro de casos na cidade de Aparecida de Goiânia se situa entre 30 e 39 anos de idade, representando 42% dos casos. Em seguida, indivíduos de 20 a 29 anos e de 40 a 49, com 24% e 21% do total de casos respectivamente. Além disso, 10% dos casos estão na faixa etária que vai de 50 a 59 anos. Foi registrado também aumento de casos de Aids na faixa etária que vai de 40 a 49 anos e 60 a 69 anos de idade, diferentemente do ano anterior, onde a faixa etária predominante foi de 30 a 39 anos.