Prefeitura em Ação completa dois anos e contempla mais de 50 mil moradores da região do Cruzeiro do Sul

Por Maria Jessyca Queiroz

24 de junho de 2019

Por Maria Jessyca Queiroz

24 de junho de 2019

Foto: Ênio Medeiros

Serão atendidas direta e indiretamente cerca de 50 mil pessoas que moram nos sete bairros da região contemplada

Foi aberta na manhã desta segunda-feira, 24, a 17ª edição do Prefeitura em Ação. O mutirão de serviços beneficia os moradores do Conjunto Cruzeiro do Sul e região, onde os bairros recebem durante toda esta semana diversos serviços e melhorias como a intensificação dos serviços de manutenção e limpeza nas ruas como roçagem dos lotes, recapeamento, tapa buracos, sinalização de trânsito, troca de lâmpadas, pintura e reforma de meio-fio, dentre outros. Além das ações de infraestrutura e desenvolvimento urbano, as edições deste ano contam ainda com um arrastão de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O vice-prefeito Veter Martins representou o prefeito Gustavo Mendanha no lançamento dos trabalhos e destacou a importância do projeto que completa neste mês de junho, dois anos de execução. “Esta 17ª edição é especial, pois comemora-se dois anos do programa que tem levado os serviços públicos para mais perto da população aparecidense.  E assim como em todas as edições, mais de 100 serviços são colocados a disposição dos moradores dos bairros atendidos, além das ações de infraestrutura e desenvolvimento urbano.  O Prefeitura em Ação é um projeto que já virou marca na gestão do prefeito Gustavo Mendanha e não vamos parar por aqui. No restante do ano percorreremos outras regiões, atingindo mais pessoas”, comentou o vice-prefeito.

Os bairros que estão no cronograma para serem atendidos na 17ª edição do Prefeitura em Ação são o Setor Cruzeiro do Sul, Jardim Mont Serrat, Jardim Maria Inês, Vila Alzira, Jardim Imperial, Jardim Nova Era e Jardim Luz. Segundo o coordenador do Prefeitura em Ação, Júlio Lemos, 50 mil moradores serão beneficiados direta e indiretamente com os trabalhos de mais de mil servidores da administração municipal. “Essa é a hora de ouvir pessoalmente as demandas da população que reside aqui. Além das ações de limpeza, urbanização e infraestrutura, teremos a entrega dos certificados de reconhecimento às lideranças dos bairros e teatros educativos de combate ao mosquito Aedes”, comentou. Ao todo são mais de mil servidores atuando durante toda a semana.

Moradora da região há 42 anos, Christiana Constantino está muito feliz pela a inciativa da prefeitura em fazer a ação no setor. “Aqui veio evoluindo com sinalização para pedestre, iluminação está melhorando, claro, tem algumas coisas que faltam ser ajustadas, mas ver o esforço para melhorar faz a gente acreditar em uma cidade evoluída. E isso é bom para todo mundo”, disse ela. Presente na solenidade de lançamento, o deputado federal professor Alcides Ribeiro destacou a necessidade do poder público estar sempre próximo da população. “A gestão do prefeito Gustavo Mendanha está de parabéns com esse programa, que aproxima o povo dos serviços públicos”, sublinhou o parlamentar.

Arrastão – Segundo a secretaria municipal de Saúde, cerca de 100 servidores atuarão no arrastão de combate ao mosquito transmissor da dengue. A ação contará com visitas a residências, coleta de pneus e também trabalho educativo nas escolas como teatro infantil. “O trabalho de combate á dengue é uma ação contínua que é intensificado no período do Prefeitura em Ação. Além do manejo nas residências desta região, vamos orientar os moradores a cuidarem de seus quintais e darem destinação correta ao lixo, pois 90% dos focos da dengue estão dentro das casas”, destacou o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Iron Pereira.

Mutirão de atendimentos

Os atendimentos diretos à população serão realizados na sexta-feira, 28 e sábado, 29, das 8h às 14h, em estrutura montada na Escola Municipal Senador Albino Boa Aventura, localizada na Rua Princesa Isabel, nº 1028, no Jardim Maria Inês. A população será beneficiada com uma série de serviços da prefeitura como assessoria jurídica, cadastro para os programas sociais como o Bolsa Família, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sine Municipal, emissão do cartão e passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, emissão de identidade e carteira de trabalho, atendimento odontológico e corte de cabelo.

Também serão distribuídas mudas de árvores do cerrado, confecção de fotos 3×4, consultas de oftalmologia, exames de ultrassonografia e eletrocardiograma, atividades recreativas para as crianças, dentre outros serviços. Como parte das ações realizadas dentro do projeto, na terça-feira, 25, às 18:30h, no espaço Recanto Shalon Eventos, será realizada a entrega de certificados em homenagem aos líderes comunitários e pioneiros que ajudaram no desenvolvimento da região.

Programação da Semana

25/06, terça-feira, às 18h30: Entrega de certificados – Recanto Shalon Eventos – Rua Jamunda com Rua 506 no Jardim Maria Inês

29/06, sábado, 08h às 12h: Aulão do Enem – Superintendência da Juventude – Escola Estadual Cruzeiro do Sul – Rua das Rosas com Rua dos Cravos St. Cruzeiro do Sul