Prefeitura em Ação realiza 25 mil atendimentos na 10ª edição

Por Klau Bueno

18 de agosto de 2018

Foto: Claudivino Antunes

No total, o evento inédito em Aparecida já realizou mais de 200 mil serviços gratuitos

O Prefeitura em Ação, projeto da administração municipal de Aparecida de Goiânia, chegou à sua décima edição. Nesse pouco mais de um ano do evento, 222 mil atendimentos gratuitos foram realizados em diversas regiões do município. A última estrutura foi montada na Praça do Setor Célia Maria, na Região Leste de Aparecida, e atendeu aproximadamente 25 mil pessoas direta e indiretamente nos dias 17 e 18 de agosto (sexta e sábado).

Serviços como assessoria jurídica, cadastro para programas sociais, encaminhamento para o mercado de trabalho por meio do Sene Municipal, emissão de cartão do passaporte do idoso e da pessoa com deficiência, emissão de alvará simplificado de uso de solo, corte de cabelo, distribuição de mudas, plastificação de documentos, fotos 3×4, testes de HIV, hepatite e sífilis, oftalmologia, cadastro para casamento comunitário, atividades recreativas para crianças e adolescentes e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce estavam sendo oferecidos para a comunidade.

Na área da saúde, uma das mais procuradas pela população, mais de 700 atendimentos oftalmológicos foram registrados, além de 160 odontológicos e 200 ultrassonografias. As equipes de endemias da Saúde de Aparecida visitaram 7,5 mil casas da região.

Além dos atendimentos realizados nos dois dias de Prefeitura em Ação, durante toda a semana a administração realiza na região um mutirão com diversas melhorias. Pintura de meio fio, poda de árvores, retirada de entulho, roçagem de lotes baldios e troca de lâmpadas são ações realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). Avenidas de maior fluxo de trânsito dos bairros recebem também benefícios como recapeamento e tapa-buraco que foram feitos por equipes da Secretaria de Infraestrutura. Já a Secretaria de Mobilidade e Defesa Social cuidou de deixar tudo muito bem sinalizado no trânsito.

Os setores Expansul, Vila Souza, Vila Adélia, Conjunto Ana Rosa, Jardim das Acácias, Retiro do Bosque, Nova Olinda, Jardim Palmares, Jardim Miramar, Internacional Park e Parque Montreal foram beneficiados com os serviços citados.

Durante os dias de Prefeitura em Ação o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, transfere o gabinete para o local. O gestor ouve as demandas da população e já encaminha para a área determina. “Meu gabinete está aqui, todo o staff da Prefeitura está aqui para cumprir nossa obrigação, que é atender as demandas do povo”, disse o prefeito.

O vice-prefeito Veter Martins, coordenador do Prefeitura em Ação, elogiou o prefeito pela “sensibilidade ao realizar um evento como esse”. “Que continue tendo forças para tocar o maior programa de ações e serviços de Aparecida. Você, um jovem, teve essa percepção desde o início da gestão e começou esse programa que hoje atendeu milhares de pessoas”, reconheceu.

O líder comunitário da região Cláudio Batista agradeceu ao prefeito por ter atendido o apelo da comunidade da Região Leste. “Quero lembrar que o Prefeitura em Ação não é só hoje. Durante a semana toda ações focadas na região trouxeram melhorias pra gente. Também estamos felizes com a inauguração do CMEI e o início das obras de implantação da rede seca que antecede o asfalto de dos bairros”.

A auxiliar de produção Larissa dos Santos foi uma das moradores que aproveitou os serviços. “Esse projeto é muito bom pra gente. Dá pra aproveitar o sábado e fazer várias coisas”.

Inauguração CMEI Retiro do Bosque

Ainda dentro do Prefeitura em Ação, os moradores do setor Retiro do Bosque ganharam um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Inaugurado na última terça-feira, 14, a unidade já está funcionando e recebendo 120 crianças da região todos os dias em período integral.

O prédio inaugurado possui salas de aula com estrutura completa para os agrupamentos de 1 a 5, além de berçário, brinquedoteca, diretoria, secretaria, sala dos professores, lavandeira, cozinha com estrutura adequada para a realização de cinco refeições diárias e espaço de convivência e lazer para as crianças.

O prefeito Gustavo Mendanha lembrou que a Prefeitura trabalha para iniciar as obras de outras 11 unidades o mais breve possível.

Obra de rede de água para asfalto

O Prefeitura em Ação também levou as obras de implantação da rede seca de água para os bairros Retiro do Bosque e Jardim Miramar, o que vai possibilitar a chegada do asfalto nos dois setores assim que essa primeira etapa for concluída.

A parceria com a Saneago foi oficializada na última sexta-feira, 17. O Termo de Cooperação Técnica assinado consiste no fornecimento de projeto para a implantação das redes de distribuição de água tratada e o material necessário pela Saneago e a administração municipal entrará com mão-de-obra e maquinário para a realização das obras.

Ao todo serão pavimentados 74 mil metros quadrados de vias, que contarão ainda com meio-fio. “Esse convênio foi pleiteado há alguns meses e começaremos com 12 mil metros quadrados de rede seca, que é o primeiro passo para a implantação dos quase 80 mil metros quadrados de asfalto. E a perspectiva da gestão é pavimentar todos os bairros, pois a pavimentação traz mais qualidade de vida e segurança para os moradores”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha. A previsão de conclusão das obras, cujos valor gira em torno de R$ 20 milhões, é de quatro meses.