Prefeitura estuda parceria com aplicativo de mobilidade urbana

Por Rackel Vieira

15 de fevereiro de 2018

Por Rackel Vieira

15 de fevereiro de 2018

Foto: Enio Medeiros

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, reuniu na manhã desta quinta-feira, 15, com os sócios da Ongo, empresa de tecnologia avançada, especializada em aplicativo de Mobilidade Urbana. A reunião teve como objetivo viabilizar uma parceria entre as entidades para a implantação da ferramenta de celular Ongo no município. Entre as principais funções do aplicativo está o controle da administração na fiscalização dos profissionais do transporte público, Táxi, Mototáxi, Motofrete, Vans e Motoristas de APP.

De acordo com um dos sócios da empresa Ongo, Flávio Pagotto, o aplicativo foi desenvolvido para os solicitantes localizarem os mototáxis, táxis e motoristas de APP das cidades, facilitando a rotina dos aparecidenses. Sem fazer nenhuma ligação, o cliente pode solicitar o serviço, fazer a estimativa do preço da corrida e escolher a opção mais conveniente. “O maior diferencial do Ongo para os outros aplicativos de acionar transporte é a opção em que os motoristas terão de lançar descontos para os usuários, oferecendo maior liberdade de concorrência nos preços finais aos clientes”, explicou o empresário.

Para o prefeito o projeto engloba ideias e tecnologias de ponta para desenvolver soluções inteligentes. “A plataforma trará vários benefícios para o município, facilitando bastante a fiscalização dos transportes, poderá combater o transporte clandestino, calcular o ISSQN, acionar e monitorar os motoristas da administração nas viagens coibindo o mau uso e desperdício do bem público, além de aumentar receitas para o município por meio dos tributos dos profissionais”, destacou.

O prefeito concluiu a reunião que as possibilidades e os benefícios da contratação da ferramenta deverão ser analisadas com tranquilidade. “Para a prefeitura aderir o aplicativo, vamos avaliar as taxas de implantação do sistema, valor por licença de uso e, principalmente, aguardar a elaboração e aprovação na Câmara do projeto de lei de regulamentação do app“, sublinhou Gustavo Mendanha.

O ex-secretário de Governo de Aparecida, Euler de Moraes, foi o incentivador desta parceria. “Acompanhei o desenvolvimento de Aparecida na última gestão e em conversa com o ex-prefeito Maguito Vilela concluímos que a adesão do aplicativo se encaixa perfeitamente no projeto inovador que está sendo implantado por Gustavo Mendanha, que transformará o município numa “Cidade Inteligente”, justificou Euler. Uma nova reunião será marcada em breve para definir os últimos detalhes.

Presenças – Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins (SDD), o Procurador Geral do Município, Fábio Camargo e os secretários Luziano da Costa Vale (Mobilidade e Defesa Social e Jório Rios (Administração).