Prefeitura intensifica trabalhos de roçagem de lotes baldios de Aparecida

Por Rodrigo Augusto

11 de fevereiro de 2019

Por Rodrigo Augusto

11 de fevereiro de 2019

Foto: Enio Medeiros

Força-tarefa de limpeza irá utilizar 45 tratores para limpar mais de 75 mil lotes baldios na cidade

Uma cidade limpa é sinônimo de mais qualidade de vida aos moradores. E por isso, mesmo não sendo de obrigatoriedade da administração pública, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, intensifica nesta terça-feira, 12, às 8h, os trabalhos de roçagem dos lotes baldios em Aparecida. “Nosso é deixar o município mais limpo e reduzir os danos causados pelo mato alto como, por exemplo, a insegurança,  proliferação de insetos e também do mosquito Aedes Aegypti – que transmite, febre amarela, dengue, chickungnya e zika virus”, comenta o prefeito Gustavo Mendanha.

O trabalho de limpeza, que começa na Rua Viterita, no setor Pontal Sul, será executado por servidores e tratores da próprios da SDU, que desde o ínicio do mês de janeiro já estão atuando com cinco frentes de serviço roçando prioritariamente as áreas públicas como órgãos municipais, escolas, cmeis, praças, parques e ilhas das avenidas e ruas. Com a intensificação do serviço, a prefeitura entrará com 45 tratores em terrenos particulares, que não foram roçados pelos proprietários.

“A limpeza de lotes particulares é de responsabilidade dos proprietários, mas para minimizar os problemas causados pelo mato alto e acúmulo de lixo, o Poder Público fará a roçagem e o serviço, além da multa, é cobrado no Imposto Territorial Urbano (ITU) anual.  Iniciamos os trabalhos pelas áreas públicas, que é nossa obrigação e a partir deste mês de fevereiro entramos também nas áreas particulares. São cerca de 75 mil lotes privados espalhados nos 249 bairros da cidade”, explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Passaglia.

O gestor da pasta ressalta que a força-tarefa irá percorrer os 249 bairros de Aparecida, conforme o cronograma de execução do serviço estabelecido pela SDU. A estimativa é de que esta primeira roçagem seja finalizada em 90 dias. “Depois retornamos aos primeiros bairros do cronograma, pois com as chuvas o mato volta a crescer novamente. Desta forma estamos deixando a cidade mais limpa e bonita, melhorando principalmente a qualidade de vida dos aparecidenses”, sublinhou Passaglia, ressaltando ainda que serão utilizados 45 tratores, sendo 20 novos, para a execução do serviço.

“Fazemos ainda um apelo para que o proprietário de lote faça a roçagem do seu terreno, além de murá-lo. Com isso a pessoa colabora com o município e seus munícipes, deixando a cidade mais limpa, evitando a proliferação de insetos e também deixando o bairro mais bonito”, salienta o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Passaglia.