Prefeitura oferece assistência farmacêutica aos usuários do SUS

Por Camila Godoy

21 de outubro de 2019

Por Camila Godoy

21 de outubro de 2019

Foto: Wigor Vieira

Ao passar por uma consulta médica, é muito comum que o paciente saia com a prescrição de algum medicamento em mãos. Para atender essa demanda, em Aparecida, a Secretaria Municipal de Saúde oferece assistência farmacêutica aos moradores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O fornecimento de medicamentos para cuidar de agravos ocorre nas 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade; em duas farmácias distritais, localizadas na UBS do Parque das Nações e no Centro de Atendimento Ambulatorial; e na Farmácia de Alto Custo, também localizada no antigo Pronto-Socorro. Além disso, há dispensação de medicamentos nas unidades de urgência do município, conforme as necessidade dos pacientes.

Qualquer cidadão que realizou consulta médica em uma das unidades da rede pública de saúde de Aparecida de Goiânia e que possua receita médica pode procurar pelos serviço. Basta estar com o pedido em mãos, bem como o comprovante de endereço. Nas farmácias das UBS, são disponibilizados medicamentos de baixo custo, mais comumente utilizados pela população. Geralmente, são remédios para dores e pressão alta, por exemplo. Nessas unidades, as farmácias funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Nos Cais Nova Era e Colina Azul também há o fornecimento desses medicamentos, das 7 às 19 horas.

Nas farmácias distritais são oferecidos medicamentos controlados e acompanhamento individual. Os profissionais do local repassam informações e observam a evolução clínica do tratamento. Os farmacêuticos das unidades também orientam os pacientes para não fazer uso desnecessário de medicamentos, além de avaliar a pressão arterial e a glicemia do paciente. Para acessar os produtos é necessário levar a receita médica, identidade, comprovante de endereço e cartão SUS. Elas funcionam das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30.

Na farmácia de Alto Custo são oferecidos medicamentos de custo elevado, constantes na  Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). O acesso aos medicamentos ocorre mediante processo administrativo. Para instauração, é necessário procurar a unidade localizada no Centro Ambulatorial de Atendimento, com CPF, RG, comprovante de endereço de Aparecida de Goiânia, receita médica do SUS e o relatório médico com a justificativa do pedido em mãos. Os profissionais do local solicitam todos os documentos necessários, entregam um formulário ao paciente, oferecem ficha para abertura do processo e providenciam a autorização médica. O pedido passa então por auditoria, que analisa o processo. Caso seja aprovado, o paciente passa a buscar mensalmente os medicamentos no local. A Farmácia de Alto Custo funciona das 8 às 11h30 e das 12h30 às 17h.

Crianças com alergia ou intolerância à lactose, que precisam de tratamento especial, podem ter acesso a leites especiais na Farmácia de Alto Custo. Como o alimento é a principal fonte de alimentação para crianças de até dois ano, eles são considerados essenciais. O fornecimento também ocorre mediante de abertura de processo administrativo, tal como os outros medicamentos oferecidos no local. Para acompanhar os pacientes e autorizar o acesso, há nutricionista e médicos na unidade.

Nos atendimentos de urgência e emergência realizados nos Cais Nova Era e Colina Azul, nas três Unidades de Pronto Atendimento do município (UPA Brasicon, Buriti e Flamboyant) e na Maternidade Marlene Teixeira, há assistência farmacêutica necessária aos atendimentos dos pacientes do local. Não há farmácia aberta ao público.