Prefeitura realiza entrega virtual de serviços de reformas em três cmeis e duas escolas municipais

Por Felipe Fulquim

30 de junho de 2020

Por Felipe Fulquim

30 de junho de 2020


Foto: Fernando de Castro

Por videoconferência, prefeito, secretário de Educação e convidados destacam a importância da ação para o desenvolvimento das atividades educacionais

O prefeito Gustavo Mendanha e o secretário de Educação, Cultura e Turismo, professor Wanderlan Renovato, coordenaram uma videoconferência para entregar os serviços de manutenção de unidades educacionais na manhã desta terça-feira, 30, que foi transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Aparecida. Na ocasião, foram entregues serviços de manutenção do CMEI Tia Bely, Setor Garavelo, CMEI Deusdete Lêdo David, Jardim Bonança, CMEI José Ferreira Câmara, Parque Trindade, além das Escolas Municipais José dos Santos Borges Ferreira, Jardim Alto Paraíso e Vilmar Gonçalves da Silva, Garavelo Park.

As reformas fazem parte do “Programa Cuidar da Escola é Dever de Todos”, lançado em novembro do ano passado, quando a prefeitura destinou cerca de dez milhões de reais de recursos próprios para obras de reforma e manutenção dos prédios escolares.Em todas as unidades escolares que participaram da videoconferência desta terça-feira, foram executados os serviços de melhoramento do sistema de drenagem, revisão e reposição de rufos e calhas, redimensionamento das tubulações e das grelhas dos pátios.

Também foram realizados ajustes elétricos de iluminação, reposição de tomadas e luminárias, revisão dos banheiros com a substituição de louças e metais, revestimento cerâmico nas salas de aula, banheiros e cozinhas, melhorias na jardinagem e revitalização da pintura em paredes internas das salas de aula e nas áreas externas, que receberam cores no novo padrão da administração municipal.

Respeitando todos os protocolos sanitários da Secretaria Municipal de Saúde, que prevê o distanciamento social para o combate à disseminação da Covid-19, a Prefeitura de Aparecida tem realizado uma série de inaugurações e entregas de obras e serviços online com a presença de autoridades políticas e membros da sociedade em geral. Durante a cerimônia online desta manhã, o prefeito Gustavo Mendanha ressaltou que, mesmo diante do cenário de pandemia, as obras de infraestrutura, saúde e bem estar têm prosseguido pela cidade, bem como na educação.

“Mesmo com a pandemia, nos alegramos por entregar obras como as de hoje. A Educação é um instrumento de transformação de vidas e essas reformas vão chegar em todas as unidades da nossa rede escolar. Porém, iniciamos pelas escolas e cmeis que mais necessitavam de reformas. Estamos cumprindo nossas obrigações cuidando do pedagógico, com materiais de apoio como os uniformes e kits escolares e cuidando também do ambiente físico. Nosso foco é atender com excelência nossas crianças.”

O prefeito reafirmou seu compromisso com a educação de qualidade e deixou uma mensagem aos profissionais da educação de Aparecida. “Quero cumprimentar a todos os profissionais da Educação de Aparecida, que inovaram e foram criativos para manterem as aulas neste período de pandemia. Todos vocês são importantes para nós e, se Deus quiser, vamos retomar nossas unidades escolares em breve. Além do projeto da Robótica, já implementado na rede, continuaremos investindo para melhorar a proficiência em Português e Matemática, pois nosso foco é melhorar cada vez mais a Educação do nosso município.”

O secretário de Educação, professor Wanderlan Renovato, agradeceu a prefeitura municipal pela entrega das obras de reforma e evidenciou a importância desta ação com base em sua experiência como gestor escolar. “Como diretor de escola que já fui, sei da importância de receber obras de reforma como as que estão sendo entregues hoje. Reparos em telhados, iluminação, no sistema elétrico e a melhoria da pintura é um cuidado importante que a Prefeitura de Aparecida está tendo, o que reflete nossa preocupação e compromisso com a comunidade escolar em nosso município.”

A gestora do CMEI Tia Bely, Setor Garavelo, professora Márcia Cristina de Azevedo Andrade, agradeceu o apoio da Prefeitura de Aparecida na transferência de localidade da unidade escolar e pelas obras de reparos feitas no novo local. “Tivemos que sair do antigo prédio no começo deste ano. Tivemos medo e insegurança, sentimentos comuns do novo, porém agradecemos a Prefeitura e a Secretaria de Educação que estiveram presentes neste período de transição. Fomos ouvidos e agora temos um prédio com instalações qualificadas para atender nossa comunidade.”

A professora Iolanda Ferreira de Oliveira, que dirige o CMEI José Ferreira Câmara, falou sobre a importância da reforma para os alunos de sua unidade, que atende crianças do Agrupamento I a V. “É uma satisfação receber essas obras de reforma. Agradeço a todos que colaboraram para tornar o ambiente do nosso cmei mais seguro e agradável.”

Pátio do Centro Municipal de Educação Infantil no Parque Trindade

Por sua vez, a diretora do CMEI Deusdete Lêdo David, professora Maria de Lourdes Dantas Reges, enalteceu o esforço do município em continuar as obras de reforma, mesmo em meio às limitações impostas pela pandemia. “A Prefeitura, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas nesta pandemia, não tem deixado de fazer seu trabalho em nossa cidade. Essa reforma traz entusiasmo para nossas crianças e servidores, que encontrarão ambiente bonito e acolhedor e com mobiliários novos. Nosso muro foi o principal destaque desta reforma, pois com o período chuvoso ele estava muito degradado e agora está novo.”

Com 967 alunos do Agrupamento V ao 5° ano do Ensino Fundamental, o diretor da Escola Municipal Vilmar Gonçalves Silva, Salomão Buzaym de Moura, e a diretora Kátia Sirlene Alves Cardoso, da Escola Municipal José dos Santos Borges Ferreira, que atende em média 780 crianças do Agrupamento IV ao 6° ano, agradeceram os reparos realizados em suas unidades de ensino. “Parabenizo o prefeito Gustavo Mendanha por superar as barreiras e entregar para nossa rede essas reformas escolares”, frisou o diretor Salomão Buzaym.

Da live desta manhã, participaram também o vice-prefeito Veter Martins, o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Aparecida, Fábio Ideal, e o presidente da Comissão da Educação, Willian Panda. A cerimônia foi acompanhada também pelo deputado federal, Professor Alcides, e pelo senador da república, Vanderlan Cardoso.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)