Procon Aparecida fiscaliza preços de álcool em gel e máscaras

Por Rafael Freitas

19 de março de 2020

Por Rafael Freitas

19 de março de 2020


Foto: Claudivino Antunes

O Procon Municipal de Aparecida, por meio da Coordenadoria de Fiscalização, realiza uma operação de fiscalização em estabelecimento comerciais do município com o objetivo de coibir o aumento abusivo dos preços de álcool em gel, luvas e máscaras. Esses produtos têm sido os mais procurados nos últimos dias em decorrência da pandemia do coronavírus.

O trabalho de fiscalização teve início na segunda-feira, 17, e seguirá  por tempo indeterminado em todas as regiões de Aparecida. Os fiscais do Procon já vistoriaram, até agora, 48 estabelecimentos comerciais, entre farmácias e supermercados, sendo que 30 destes já foram notificados por aumento abusivo dos preços dos produtos. Os proprietários terão prazo de 10 dias para apresentar defesa e recorrerem das multas, que podem chegar a R$ 50 mil.

A fiscalização também irá apurar se comerciantes estão fazendo estoque de produtos básicos de prevenção ao Coronavírus (Covid-19) na intenção de elevar preço dos produtos posteriormente. O coordenador de fiscalização do Procon Municipal, Thiago Messias, alerta para que a população avalie o preço dos produtos e se caso identificar alguma irregularidade que denuncie ao órgão de proteção e defesa do consumidor.

“Em razão do grande número de denúncias que recebemos estamos realizando o trabalho de fiscalização no sentido de constatar o preço desses produtos e ao mesmo tempo notificando supermercados e drogarias para que apresentem notas fiscais de compras desses itens. Uma vez constado que não justifica o aumento dos preços desses produtos para o consumidor, o estabelecimento será autuado conforme o artigo 30 do Código de Defesa do Consumidor”, afirmou.

Gerente de farmácia Gerson Freitas, elogiou o trabalho de fiscalização do órgão. “Essa é uma medida importante principalmente para coibir venda abusiva e preços acima da tabela de mercado. É uma ação cautelar que visa não apenas garantir o direito do consumidor, mas também orientar nós comerciantes sobre preços honestos em medicamentos e insumos de higiene”, destacou.

O Procon Municipal de Aparecida disponibiliza de canais de comunicação para denúncias por meio do número 3545-6501 ou pelo WhatsApp 99306-7901. O atendimento presencial no órgão, que fica na Avenida das Nações, no Bairro Vera Cruz, próximo ao Centro de Aparecida, será realizado por meio de agendamento.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)