Procon de Aparecida alerta que 72% dos consumidores estão com dificuldades de quitar dívidas neste ano

Por Rackel Vieira

15 de maio de 2019

Por Rackel Vieira

15 de maio de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Devido ao grande número de consumidores que procuraram o Procon Municipal de Aparecida de Goiânia para resolver suas pendências financeiras com bancos e instituições, o órgão constatou que mais de 70% dos consumidores não conseguiram pagar suas dívidas em 2019. Preocupado com a saúde financeira das famílias aparecidenses, o Procon divulga uma série de procedimentos que alerta e orienta o consumidor a evitar novos débitos e como proceder para negociar as dívidas pendentes. O resultado da pesquisa será apresentado nesta quinta-feira, 16, às 9h, na sede do Procon Municipal.

A pesquisa foi realizada pela Coordenadoria de Cálculos e Pesquisas  que teve como base as 264 pessoas que buscaram atendimentos no Procon entre o dia 1º de janeiro a 30 de abril de 2019 para cálculos do cartão de crédito, revisões de financiamentos e atualização de valores. “O índice de endividamento de consumidores que não tiveram condições de pagar suas dívidas até abril deste ano é de 72,17%. Desse total, as modalidades que o consumidor mais está endividado é o cartão de crédito com 39,18%, em seguida vem o cheque especial com 22,19% e crédito direto ao consumidor com 12,14%”, destacou o presidente do Procon de Aparecida, Marinho Resende.

Com essa realidade, o presidente do órgão divulgou uma lista com procedimentos que os consumidores deverão observar para evitar dívidas e compromissos financeiros que comprometem a renda familiar. “Sempre que possível fazer compras à vista, evitar parcelas que passem do orçamento mensal; colocar as despesas na ponta do lápis e o melhor é que apenas um terço da renda mensal seja comprometida com débitos; pensar no futuro e poupar; não abusar nas compras, adquirindo somente o necessário para o próprio sustento e de sua família; e por fim investir corretamente e observar a realidade da economia do país. Se o consumidor seguir essas dicas poderá nortear melhor sua evolução financeira”, detalhou.

Marinho ainda explica como negociar as dívidas. “Elabore uma proposta pertinente antes de negociar; procure o credor frente a frente e evite intermediários; procure mutirões de conciliações que ofereçam descontos maiores; tente redução de juros; se for pagar à vista, peça desconto; fique atento as penalidades para ver se estão de acordo com o código de defesa e proteção ao consumidor; consulte o Procon antes de fechar qualquer acordo de renegociação e evite novas dívidas antes de terminar  de pagar os acordos celebrados”, pontuou.