Procon de Aparecida alerta que 72% dos consumidores estão com dificuldades de quitar dívidas neste ano

Por Rackel Vieira

15 de maio de 2019

Por Rackel Vieira

15 de maio de 2019


Foto: Claudivino Antunes

Devido ao grande número de consumidores que procuraram o Procon Municipal de Aparecida de Goiânia para resolver suas pendências financeiras com bancos e instituições, o órgão constatou que mais de 70% dos consumidores não conseguiram pagar suas dívidas em 2019. Preocupado com a saúde financeira das famílias aparecidenses, o Procon divulga uma série de procedimentos que alerta e orienta o consumidor a evitar novos débitos e como proceder para negociar as dívidas pendentes. O resultado da pesquisa será apresentado nesta quinta-feira, 16, às 9h, na sede do Procon Municipal.

A pesquisa foi realizada pela Coordenadoria de Cálculos e Pesquisas  que teve como base as 264 pessoas que buscaram atendimentos no Procon entre o dia 1º de janeiro a 30 de abril de 2019 para cálculos do cartão de crédito, revisões de financiamentos e atualização de valores. “O índice de endividamento de consumidores que não tiveram condições de pagar suas dívidas até abril deste ano é de 72,17%. Desse total, as modalidades que o consumidor mais está endividado é o cartão de crédito com 39,18%, em seguida vem o cheque especial com 22,19% e crédito direto ao consumidor com 12,14%”, destacou o presidente do Procon de Aparecida, Marinho Resende.

Com essa realidade, o presidente do órgão divulgou uma lista com procedimentos que os consumidores deverão observar para evitar dívidas e compromissos financeiros que comprometem a renda familiar. “Sempre que possível fazer compras à vista, evitar parcelas que passem do orçamento mensal; colocar as despesas na ponta do lápis e o melhor é que apenas um terço da renda mensal seja comprometida com débitos; pensar no futuro e poupar; não abusar nas compras, adquirindo somente o necessário para o próprio sustento e de sua família; e por fim investir corretamente e observar a realidade da economia do país. Se o consumidor seguir essas dicas poderá nortear melhor sua evolução financeira”, detalhou.

Marinho ainda explica como negociar as dívidas. “Elabore uma proposta pertinente antes de negociar; procure o credor frente a frente e evite intermediários; procure mutirões de conciliações que ofereçam descontos maiores; tente redução de juros; se for pagar à vista, peça desconto; fique atento as penalidades para ver se estão de acordo com o código de defesa e proteção ao consumidor; consulte o Procon antes de fechar qualquer acordo de renegociação e evite novas dívidas antes de terminar  de pagar os acordos celebrados”, pontuou.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)