Procon Itinerante realiza mais de 400 atendimentos no Dia Mundial do Consumidor

Por Rafael Freitas

15 de março de 2018

Foto: Claudivino Antunes

O Procon Municipal de Aparecida de Goiânia promoveu durante toda esta quinta-feira, 15, Dia Mundial do Consumidor, o “Procon Itinerante”. Dezenas de ações voltadas para a defesa ao consumidor foram realizadas na tenda montada na Praça da Matriz, como orientações sobre Relação de Consumo, serviço de Cálculos e Negociações, Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) e demais assuntos referentes ao Código de Defesa do Consumidor.

A ação, que atendeu 400 pessoas durante todo o dia, teve como objetivo facilitar o acesso de consumidores que procuram orientações jurídicas e também fazer o registro de reclamações. “Tivemos um dia inteiro de conscientização e atendimento a população no sentido de garantir o direito do consumidor”, afirmou o presidente do Procon Municipal, Marinho Rezende. Segundo ele, a ação deste ano superou as expectativas.

Fernando Rodrigues de Almeida, de 25 anos é morador do Setor Serra Dourada III e aproveitou para tirar dúvidas sobre juros elevados e registrar reclamação de serviços de operadora de telefonia. “Estou com pendência para pagar, meu nome está ‘sujo’ e preciso reclamar sobre minha linha telefônica, que está gerando prejuízo”, explicou. Eliane Martins Fernandes, de 56 anos, moradora da Vila Alzira, também esteve na tenda para receber esclarecimentos sobre seguro DPVAT. “Vim esclarecer dúvidas sobre o direito de restituição do seguro em caso de morte”.

De acordo com o presidente do órgão de fiscalização, Marinho Rezende, a maioria das denúncias que chegam ao Procon são por cobrança indevida e juros elevados, respectivamente. As operadoras de telefonia e as agências bancárias são campeões de ações no Procon Municipal.“Nesses casos chamamos os responsáveis das empresas para promover uma conciliação e caso não haja, auxiliamos o consumidor no processo”, destacou.

Parceria –A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Aparecida de Goiânia trabalha em parceria com o Procon Municipal, tendo em vista as ações de orientação jurídica no que diz respeito ao Código de Defesa do Consumidor. “A parceria da OAB e Procon coloca à disposição da população e entidades sociais serviços jurídicos gratuitos, que visam garantir  seus direitos morais e de consumidor”, explicou o advogado Willer Fleury.

Denúncias e reclamações  – O Procon Aparecida possui um canal aberto para que o cidadão possa tirar dúvidas e fazer denúncias de ações irregulares que atentam contra o direito do consumidor. Os interessados podem entrar em contato pelo número (62) 3545-6502. Há ainda os canais virtuais pelo WhatsApp 98241-5895 e e-mail: procon@aparecida.go.gov.br.