Projeto Cidade Inteligente tornará Aparecida uma das cidades mais digitais do país e marca novo modelo de governança

Por Frederico Noleto

20 de dezembro de 2018

Por Frederico Noleto

20 de dezembro de 2018


Foto: Wigor Vieira

Investimento de R$ 55 milhões em inteligência prevê a implementação de hotspots em praças e parques da cidade e 600 câmeras de videomonitoramento

O município de Aparecida de Goiânia acaba de entrar para a lista de Cidades Inteligentes (Smart Cities). Com a assinatura de um contrato da ordem de R$ 55 milhões realizada na tarde desta quinta-feira (20) pelo prefeito Gustavo Mendanha e representantes das empresas vencedoras da licitação, em cerca de seis meses a cidade estará servida de uma rede de fibra ótica de mais de 500 quilômetros. A ideia é integrar todos os setores da administração e da sociedade a fim de desburocratizar o atendimento e universalizar o acesso a todos os serviços, permitindo maior controle dos gastos e melhoria na tomada de decisões.

“Estamos implantando primeiro a parte de infraestrutura básica para que possamos trabalhar processos e projetos. Isso vai tornar a cidade mais atrativa, gerando mais e melhores oportunidades para todos, melhorando a qualidade de vida da população. Mas o projeto é ainda mais ousado do que parece, pois vai fazer de Aparecida uma vitrine do país na área da produção de inteligência. Queremos nos tornar a cidade das startups, que realmente sonha e pensa a modernidade. E não estamos apenas levando internet, é um investimento que irá mudar toda a concepção de gestão, que irá implementar um novo modelo de governança, e que será ao mesmo tempo inteligente e conectado com as reais necessidades das pessoas” – pontua Gustavo Mendanha.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha, o Cidade Digital é apenas a primeira etapa do Projeto Cidade Inteligente, que prevê a parte de infraestrutura de redes de fibra ótica para promover uma conectividade que transformará Aparecida em uma das cidades mais digitais do Brasil. “A conectividade se instala justamente numa condição para que tenhamos uma melhoria nos serviços públicos, criando condições para que cada vez mais empresas estejam presentes aqui. E não se trata de investimento puramente em tecnologia, mas investimento em melhoria de qualidade de vida para a população a partir desta etapa tecnológica” – completa.

Cleomar Rocha explica que juntamente com os 540 km de rede de fibra ótica também serão implantados 200 pontos de hotspots com serviço de wi-fi gratuito para a população nos prédios públicos e também em algumas praças e parques. “Tanto no quesito número de quilômetros de rede para cada 100 mil habitantes quanto no quesito número de pontos de acesso gratuito, vamos superar cidades como Recife, São Paulo e Belo Horizonte”, disse. Ele conta ainda que o contrato prevê também a instalação de um Data Center com 1450 terabytes de capacidade de armazenamento.

“Isso indica uma capacidade de gerir as informações estratégicas de forma totalmente independentemente de outros órgãos, fazendo com que tenhamos a perspectiva de colocarmos ferramentas de business inteligence e também ferramentas de big data para o cruzamento de dados. O resultado será governança digital para uma maior eficiência do controle de estoques e demandas, indicando o que de fato a população necessita. Isso trará uma maior agilidade no andamento dos processos e no atendimento, além da redução de custos e taxas administrativas” – salienta o secretário.

A fase inicial do projeto abrange quatro ações principais que são a instalação de 540 km de cabeamento óptico, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 600 câmeras, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet com capacidade para 200 usuários por ponto simultaneamente, e implantação de um Data Center próprio. “Tudo isso resultará em uma Aparecida mais perto do futuro, integrando tecnologia e inteligência em suas ações e em uma Prefeitura de Aparecida mais perto da população, seja nos postos de atendimento, seja pela internet”, finalizou o prefeito Gustavo Mendanha.

Benefícios

 O investimento em inteligência e conectividade promoverá:

  • Saúde + integrada, facilitando agendamentos de consultas, realização de exames, tratamentos e distribuição de medicamentos;
  • Educação + conectada, fortalecendo o acesso à informação e motivando o aluno para aprender mais e melhor;
  • Segurança + atuante, com monitoramento constante da cidade, atualização da mancha criminal com atuação ágil e estratégica de nossa força policial;
  • Assistência Social + eficiente, na compreensão das vulnerabilidades sociais e na atuação imediata do atendimento de nossa população;
  • Ações + transparentes,informando ao cidadão como e com o quê a prefeitura tem trabalhado, possibilitando consultas públicas e prestação de contas à população;
  • Investimentos + inteligentes, com maior eficiência do trabalho, redução de custo e investimento em áreas estratégicas para o município.

Conceito

Uma Cidade Inteligente é aquela que se desenvolve com sustentabilidade e que atende melhor o cidadão em suas necessidades, resultando em melhoria na qualidade de vida. Para Cleomar, investir em inteligência não é apenas promover a parte estrutural, mas sim transformar a forma como o cidadão vive e constrói a cidade. “O investimento em inteligência gera acima de tudo cidadania”. O projeto Cidade Digital integra o programa “Soluções Urbanas Para Cidadãos Inteligentes”, que já recebeu três prêmios e foi criado para suprir as necessidades da cidade de forma ágil e eficiente. Detalhamento do projeto:

  • Instalação de 540 km de rede de cabeamento óptico em toda a área do município;
  • Ampliação da estrutura de videomonitoramento da cidade, com aquisição e implantação de 600 câmeras interligadas a um sistema de reconhecimento de padrões, além de todo equipamento do novo Centro de Comando e Operações;
  • Implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet;
  • Implantação do novo data center, com 2 storages (1450 TB de capacidade total de armazenamento), 6 servidores para processamento de grandes volumes de dados e demais equipamentos para gerenciamento da rede municipal.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)