Projeto levará arte para todas as partes de Aparecida

Por Rackel Vieira

20 de abril de 2021

Por Rackel Vieira

20 de abril de 2021


Foto: Wigor Vieira

Ocupar espaços estratégicos de Aparecida de Goiânia com trabalhos de artistas locais, tornando estes ambientes em uma galeria de arte aberta para todos é o objetivo do projeto Arte em Toda Parte. Idealizado pela Secretaria de Cultura em parceria com grafiteiros, artistas plásticos e de outras modalidades de arte urbana, o projeto deu início nos murais de entrada do Estádio Municipal Aníbal Batista de Toledo e foi continuado nesta terça-feira, 20, nas paredes externas do Centro de Referência da Assistência Social Nova Cidade (CRAS).

“Com o projeto de Arte em Toda parte, a expectativa é que todos os prédios dos CRAS do município sejam contemplados, além de outros pontos da cidade. Iniciamos o ‘tapa cultural’ artístico pelos muros do CRAS Nova Cidade. Nosso objetivo é realizar parcerias para ampliar o projeto tornando a cidade em uma verdadeira galeria de arte aberta”, ressaltou o secretário de Cultura, Avelino Marinho.

De acordo com o secretário, a iniciativa visa mudar os ambientes para que sejam mais atrativos e passem alguma mensagem ou história daquela área, além de valorizar o trabalho do artista local. “O projeto é muito amplo e visa valorizar todos os artistas da nossa cidade. Serão diversos tipos de arte, em variados espaços públicos. O embelezamento do espaço será configurado conforme a comunidade, ou seja, cada lugar vai ter a sua particularidade em relação a linguagem visual ilustrada, indicando a questão da família, alguma identidade específica dos moradores daquela região ou o trabalho realizado naquele prédio público”, destacou o secretário de Cultura, Avelino Marinho.

A coordenadora do CRAS Nova Cidade, Temísia Lopes Bonfim, ressalta a importância do projeto para a cidade e principalmente para a comunidade local. “Hoje é um dia muito especial. De tempos em tempos nossa unidade é alvo de vandalismo, que penso ser praticado por jovens e adolescentes ociosos, que acabam pichando os muros. Então essa ideia do projeto Arte em Toda Parte vem pra diminuir esse vandalismo e deixar nossas paredes mais bonitas”, ressaltou.

O Fábio Mohamed é morador do Independência Mansões e foi um dos quatro artistas responsáveis pelo embelezamento do CRAS Nova Cidade. “Começamos os trabalhos hoje e em alguns dias deve ficar tudo pronto. Fiz a modalidade de arte muralista que é a pintura executada sobre uma parede, diretamente na sua superfície e na minha parte eu quis trazer o estilo afro, valorizar a mulher negra e sua feminilidade. É uma honra poder contribuir com a arte na minha comunidade, fomentar a cultura, é uma oportunidade de a gente mostrar a nosso trabalho”, conta o artista.

Sala Cultural

Faz parte do projeto “Arte em Toda Parte” a criação de uma sala cultural em todos os CRAS do município. O objetivo é ofertar oficinas para a comunidade, como aulas de artesanato, música, dança, teatro, entre outros. “Já iniciamos as aulas de balés esta semana para as crianças das famílias atendidas nos CRAS. A princípio as aulas ocorrerão de maneira virtual em conformidade com as orientações de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, mas a ideia é que a sala cultural seja criada e em breve iniciadas as aulas presenciais”, pontuou secretário.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)