Projeto de livro digital coletivo incentiva a cultura e escrita durante a quarentena

Por Rackel Vieira

27 de maio de 2020

Por Rackel Vieira

27 de maio de 2020

Foto: Wigor Vieira

A narrativa acontece na cidade de Aparecida de Goiânia onde os próprios moradores são os escritores

Com o objetivo de amenizar os desafios do isolamento social e cuidar da saúde mental neste período, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria executiva de Cultura e Turismo, desenvolveu o projeto virtual “Pelas Ruas da Cidade”. Iniciado em abril, o projeto consiste na criação de um livro coletivo digital, onde os próprios moradores escrevem um capítulo da coletânea, pela internet e sem sair de casa.

Segundo o idealizador do projeto, o secretário executivo de Cultura e Turismo, Guido Marco, a narrativa acontece na cidade de Aparecida de Goiânia, sendo que os dois primeiros capítulos foram produzidos pelas escritoras da Academia Aparecidense de Letras e do Grupo Associado de Escritos Brasileiros (GAEB) Daniela de Brito e Iranita Mota, e o restante redigido por moradores do município. “O objetivo é descrever as características da cidade e atrair população para poder participar da narrativa, bem como incentivar a escrita, a leitura e a cultura popular em tempo de distanciamento social por conta do novo coronavírus”, explicou.

Toda semana são adicionados dois novos capítulos, totalizando 15 escritos até o momento. O livro conta a história de Maria Elis, uma mulher que vive em Aparecida com as duas filhas. Ela, que é formada em Direito só conseguiu trabalho como secretária em um escritório de advocacia. Depois de escrever os dois primeiros capítulos, a escritora aparecidense, Ironita Mota, redigiu também o 15°, deixando a história muito mais emocionante.

“Chegamos em uma fase do livro em que foi preciso interferir na narrativa da história para que continue interessante para quem lê. A cada capítulo somos surpreendidos com a qualidade dos textos dos moradores. O trabalho está impecável, parece até que foi produzido por escritores profissionais”, ressaltou a escritora.

Para a escritora Daniela de Brito o projeto “Pelas Ruas de Aparecida” dá a possibilidade de o escritor apresentar o seu trabalho e também incentiva uma pessoa comum, que apenas deseja escrever. Os textos passam por um processo avaliativo feito pela equipe do projeto e depois são publicados com os respectivos nomes dos autores. “Nós debatemos entre nós e um dos principais critérios é que a história esteja realmente linkada aos capítulos anteriores e que traga alguma surpresa ou diferencial que atraia mais o leitor”, conta ela que explica também que há um desafio a cada capítulo, pois devem conter duas palavras obrigatórias publicadas anteriormente no site.

Os interessados em ler a história podem clicar no link do site www.pelasruas.info/ . Nele também contém todas as informações necessárias para quem deseja participar, podendo acompanhar a sequência da história e escrever uma continuação no espaço reservado. Com explanado pela escritora Daniela, cada texto enviado deve conter duas novas palavras obrigatórias, no próximo que deve ser enviado até esta quinta-feira (28), deverão estar presentes as palavras Fórum e Sucesso. Os textos devem ser enviados às segundas e quintas-feiras até meia noite, através do formulário na página ‘continue a história’ do site.

O secretário de Cultura ressalta que a ideia é realizar, assim que a pandemia passar, um evento de lançamento do livro que será comercializado por um preço simbólico, apenas para custear a produção do material. “Esse livro será especial, pois além de produzido durante uma pandemia é escrito por várias mãos, pelas mãos da própria população aparecidense. Nossa intenção é que cada escritor receba um exemplar. Será disponibilizado ainda, gratuitamente, nas bibliotecas das unidades da Rede Municipal de Ensino de Aparecida e em livrarias da cidade por um valor bem simbólico para custear o investimento”, reiterou Guido.