Quatro pacientes de Manaus recebem alta do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia

Por Polliana Martins

27 de janeiro de 2021

Por Polliana Martins

27 de janeiro de 2021

Foto: Enio Medeiros

A expectativa da equipe multidisciplinar do hospital é de que mais pacientes sejam liberados ainda nesta semana

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que 4 dentre os 11 pacientes internados no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) vindos de Manaus (AM) tiveram alta na manhã desta quarta-feira, 27 de janeiro. Eles deixaram a unidade por volta das 11h após a despedida da equipe do hospital com balões coloridos, aplausos e sob forte emoção. Os pacientes são Ezequias Guerreiro Marques, 37 anos, Thiago de Áquila Duarte, 26, Priscila Lima Roque, 37, e João Bosco Couto de Araújo de 60 anos de idade.

As altas foram anunciadas no início desta semana pelo prefeito Gustavo Mendanha, que destaca: “Cada vida salva da covid-19, seja nas nossas unidades de saúde ou pelo amplo monitoramento, traz mais esperança e força de vontade para nossos profissionais. Trabalhamos muito para proteger as pessoas, estamos em alerta permanente nesta pandemia.” Os pacientes agradeceram a equipe do HMAP e elogiaram a assistência recebida com frases como “atenção mais que maravilhosa”, “não tenho palavras para descrever” e “muita gratidão por Aparecida”. Eles fizeram fotos e brincaram com os profissionais, mas também relataram os momentos difíceis vividos em Manaus antes da transferência para Goiás.

“No momento que vim pra cá foi que consegui me salvar. Não sei se eu tivesse ficado no Amazonas eu teria tido a oportunidade de cura. Todos aqui foram muito atenciosos na UTI e só agradeço. Voltarei em breve para fazer algum trabalho social em Aparecida”, disse o paciente Thiago. O senhor João Bosco, que também ficou internado na UTI, comentou após a alta que a situação em Manaus, antes de ele vir para Aparecida, estava difícil. “O tratamento aqui foi humano e só tenho a agradecer. Lá estava complicado, todos muito doentes. Não vejo a hora de chegar em casa. Levo daqui a gratidão pelos profissionais da saúde deste Hospital”.

João Bosco : sorriso emocionado por trás da máscara. Foto: Enio Medeiros

Mais altas médicas

Quanto a futuras altas, o superintendente de Regulação da SMS, Luciano Carvalho, relata que agora, do grupo de Manaus, ainda há 4 pacientes na UTI e 3 na enfermaria e que “os que estão na enfermaria do HMAP têm previsão de alta para os próximos dias, provavelmente ainda nesta semana.”

Atenção no pós-alta

Os profissionais do HMAP que os estão atendendo enfatizam que os pacientes que já receberam alta responderam bem aos tratamentos realizados no hospital e evoluíram positivamente para a cura. Eles foram para uma casa em Goiânia com custos bancados pelo governo de Goiás até o dia de retornarem a Manaus.

O superintendente Luciano também esclarece que os pacientes em alta, apesar de estarem curados da Covid-19, ainda necessitam de alguns cuidados: “Como estão saindo hoje de uma internação hospitalar ainda requerem atenção. Por isso eles ficarão em uma residência em Goiânia para que sejam organizadas as questões da volta, como o vôo. É importante que estejam atentos à saúde e caso haja alguma intercorrência precisarão voltar para o HMAP.”

Segundo a equipe multidisciplinar do HMAP, responsável pelo atendimento aos manauaras, os quatro que tiveram alta hoje estão em Aparecida desde o último dia 18 como parte do grupo de 14 pacientes que vieram da capital amazonense. Eles foram transferidos para ser tratados contra a Covid-19 em Goiás por causa do colapso da rede hospitalar em Manaus.

Pacientes chegam em Aparecida no dia 18 de janeiro. Foto: Wigor Vieira

Gesto humanitário

“Num gesto humanitário o prefeito ofertou estes leitos e recebemos 14 pacientes. Destes, dois foram transferidos no primeiro dia do Hospital das Clínicas da UFG (HCUFG) para o HMAP. A maioria chegou com severo comprometimento pulmonar e foram atendidos rapidamente de forma humanizada, com qualidade técnica e o suporte da estrutura de excelência deste hospital”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Vidas perdidas

“Tivemos três óbitos dentre os pacientes de Manaus, o que muito nos entristece. São pessoas que já chegaram com um grau de comprometimento alto, com fatores de risco e comorbidades como hipertensão e diabetes, dentre outras. Felizmente, nosso pessoal tem também conseguido melhorar as condições clínicas de vários pacientes e alguns já estão curados. Solidarizo-me com todos que perderam entes queridos e agradeço o esforço das equipes do HMAP”, ressalta o superintendente Luciano Carvalho.

Boletim médico e óbitos

De acordo com o último boletim médico dos 7 pacientes (3 mulheres e 4 homens) que ainda estão no HMAP, 4 estão em estado grave na UTI e 3 na enfermaria. O boletim aponta, ainda, os 3 óbitos dentre os pacientes vindos de Manaus. O primeiro foi na tarde de segunda-feira, 25 de janeiro: uma mulher de 58 anos que apresentou piora do quadro clínico e faleceu em menos de 12 horas após o agravamento. O segundo foi às 7h36 desta terça-feira, 26 de janeiro: um homem de 46 anos que estava na UTI. O terceiro ocorreu às 23h16, também nesta terça: uma mulher de 57 anos que estava na UTI desde que chegou ao HMAP.

Do Amazonas para Goiás

O avião que trouxe 18 pacientes vindos do Amazonas aterrissou na Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia) às 23h20 do último dia 18 de janeiro. No local, já estavam a postos ambulâncias do Samu de Goiânia para fazer a transferência de 6 pacientes para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HCUFG) e de outros 12 para o HMAP, sendo que, no meio da madrugada, dois que estavam no HC foram transferidos para Aparecida. No HMAP, os manauaras são tratados em alas exclusivas e separadas dos pacientes locais.