Recebe alta o 6º paciente de Manaus que esteve em tratamento no HMAP

Por Frederico Noleto

1 de fevereiro de 2021

Por Frederico Noleto

1 de fevereiro de 2021


Foto: Ênio Medeiros

Recebeu alta na manhã desta segunda-feira (01), no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) o paciente Mario Ney Lima, de 50 anos de idade. Ele, que compõe o grupo de 14 pacientes vindos do Amazonas para receber tratamento contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, foi o sexto a se recuperar da doença e a deixar o hospital. Mário chegou ao Hmap no dia 18 de janeiro, onde ficou internado na enfermaria, juntamente com os outros pacientes manauaras que vieram à cidade após o colapso da rede pública de Saúde ocorrido em Manaus, no mês de janeiro

De acordo com a direção do hospital, o paciente teve um agravamento do quadro respiratório e foi transferido para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Após os dias de tratamento em Aparecida, agora curado, o paciente agradeceu ao atendimento. “Aqui é show de bola. O tratamento foi maravilhoso. Eu não tenho nem como mensurar. Foi 100%. Uma realidade completamente diferente da que está acontecendo no meu estado. Eu não sei nem o que falar. Eu só tenho a agradecer a todos vocês” – relatou emocionado Mário, rodeado pela equipe multiprofissional que atua diretamente no tratamento dos pacientes com Covid-19 da unidade.

Ao sair pelo corredor da vida como tem sido chamado, Mário, que é funcionário público, conta que por não ter nenhuma comorbidade e não ser idoso, não estava dentro do grupo de pessoas classificadas como de risco. “Não fumo e pratico exercícios físicos com regularidade. Não faço parte do grupo de risco, mas peguei a doença em uma viagem com a família para Fortaleza. Meus sogros contraíram, meu sogro faleceu e minha sogra ainda está internada. Minha esposa fez tratamento em casa. Mas eu achei que não ia escapar. Foi então que apareceu a oportunidade de vir tratar aqui em Aparecida. Agora, segundo os médicos, serão ao menos quatro meses de exercícios e respiração para poder voltar ao normal. Me passaram dieta e tudo o que preciso fazer para me recuperar por completo” – relatou ele, que vai ficar em uma casa de repouso até o retorno para o Amazonas.

Quando questionado sobre a resistência à necessidade de isolamento, Mário Ney Lima foi taxativo: “É uma questão de consciência, de vida, de saúde. Não tem porque as pessoas estarem brigando para estarem nas ruas sabendo que podem se contaminar a qualquer momento. É por isso que eu digo: isso vai passar. Tá demorando um pouco, são muitas as dificuldades, mas vai passar. O que que custa você ficar em casa? Esse negócio de sair pra beber não tá certo. Compra sua cerveja e bebe em casa. Faz o seu churrasco em casa. Vai passar, evita sair. É só uma questão de consciência”.

Acolhendo os manauaras

O HMAP recebeu um total de 14 pacientes oriundo de Manaus. Desses, 6 já receberam alta hospitalar. A coordenadora do setor de fisioterapia e terapia ocupacional do HMAP, Eliene Rosa da Silva, explica que o grupo de pacientes vindos do Amazonas está sendo atendido por uma equipe exclusiva, separadamente dos pacientes locais. “Infelizmente quatro pacientes do grupo vieram a óbito. Mas já conseguimos salvar seis vidas e estamos nos empenhando para salvar os outros quatro que recebem tratamento aqui. Três deles estão na UTI e um na enfermaria”, comentou ela.

Segundo a equipe do HMAP, o primeiro óbito ocorreu na tarde de segunda-feira, 25 de janeiro: uma mulher de 58 anos que apresentou piora do quadro clínico e faleceu em menos de 12 horas após o agravamento. O segundo foi às 7h36 da terça-feira, 26 de janeiro: um homem de 46 anos que estava na UTI. O terceiro ocorreu às 23h16, também na terça: uma mulher de 57 anos que estava na UTI desde que chegou ao HMAP. O quarto foi um homem de 58 anos falecido às 2h50 na sexta-feira, 29 de janeiro.

Vinda para Goiás

O avião que trouxe 18 pacientes vindos do Amazonas aterrissou na Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia) às 23h20 do último dia 18 de janeiro. No local, já estavam a postos ambulâncias do Samu de Goiânia para fazer a transferência de 6 pacientes para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HCUFG) e de outros 12 para o HMAP, sendo que, no meio da madrugada, dois que estavam no HC foram transferidos para Aparecida.

Futuras altas médicas

Quanto a futuras altas, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães esclarece que, agora, do grupo de Manaus, ainda há 4 pacientes no HMAP: “Aguardamos mais altas para os próximos dias e os profissionais estão empenhamos em oferecer a melhor atenção possível para os pacientes”.

O prefeito Gustavo Mendanha lamentou as vidas perdidas por causa da Covid-19 e destacou que “a pandemia não acabou, a população precisa manter o distanciamento social e os cuidados preventivos, como a higienização das mãos e o uso de máscaras sempre que estiver na rua ou com outras pessoas.”

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)