Rede Municipal de Educação de Aparecida inicia matrículas do Ensino Fundamental

Por Felipe Fulquim

7 de dezembro de 2020

Foto: Wigor Vieira

Inscrições de novos alunos no Ensino Fundamental para turmas de 1° ao 9º ano seguem até a próxima sexta-feira pelo site da Prefeitura e por aplicativo de celular

O secretário municipal de Educação Aparecida, Wanderlan Luiz Renovato, esteve na manhã desta segunda-feira, 07, na Escola Municipal Olentino Xavier da Costa para o lançamento oficial do período de matrículas para o ano letivo de 2021. O gestor informou que esta primeira etapa, que segue aberta até a próxima sexta-feira, 11, é voltada aos interessados em vagas do 1° ao 9° do Ensino Fundamental, nos períodos matutino ou vespertino, e de 1º ao 5º nas Escolas Municipais de Educação Integral (Emei).

A rede pública de ensino de Aparecida ofertará para este próximo ano letivo cerca de 6 mil vagas para o Ensino Fundamental. As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente pelo site www.aparecida.go.gov.br ou pelo aplicativo Matrícula Aparecida, que pode ser baixado na loja virtual Play Store.

Wanderlan Renovato falou sobre os desafios da Educação de Aparecida para o ano de 2021. “Em 2021, nosso desafio é reduzir o déficit das vagas de Cmeis com o início da construção de 11 novas unidades em diferentes regiões da cidade e retornar às aulas presenciais, quando houver o aval das autoridades em saúde do Estado e do Município”.

Cmeis e EJA

Na próxima semana, de 14 a 18 de dezembro, a pasta realizará a segunda etapa de matrículas, quando serão recebidas inscrições somente para os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), para turmas do berçário à pré-escola e para os Agrupamentos IV e V, que serão ofertados nas Escolas Municipais de período parcial, em turnos do matutino ou do vespertino.

Já as inscrições para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não serão realizadas pelo site, mas seguirão abertas nas escolas e sem data prevista de encerramento. No momento, a modalidade EJA 1, que envolve conteúdos de 1º ao 5º ano, é oferecida na Escola Municipal Camila Scaliz, Setor Expansul, e na Escola Municipal Mônica Tomaz, Bairro Independência.

De acordo com o setor de matrículas da Secretaria de Educação, as turmas são montadas de acordo com a demanda identificada em cada região escolar e os interessados devem procurar a unidade educacional mais próxima de sua residência.

Balanço: SEMECT entregou kits escolares e de uniformes no decorrer do ano, mesmo no período de quarentena, em que as aulas estão sendo realizadas de forma não presencial.

Inscrições

Para fazer a inscrição, os pais ou responsáveis devem ter em mãos os seguintes dados da criança: endereço completo com CEP, número da Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade ou CPF (preferencialmente). Além disso, devem informar o nome da mãe e, no caso dos beneficiários do Programa Bolsa Família, informar o número do cartão do benefício.

Pessoas com dificuldades de acesso à internet ou que necessitarem de auxílio para fazer a inscrição no sistema podem procurar as secretarias das unidades escolares no horário regular de funcionamento da rede (7h às 11h30 e 13h às 17h), onde serão auxiliadas a efetuar a inscrição. Para isso, é necessário ter em mãos toda a documentação mencionada nesta matéria.

No ato da inscrição, o sistema de matrículas da Secretaria de Educação informará se a vaga solicitada foi disponibilizada ou se foi encaminhada ao Cadastro de Reserva. Se confirmada a disponibilidade da vaga, os pais ou responsáveis devem procurar a secretaria da unidade escolar selecionada até 18 de dezembro, portando cópias simples dos documentos informados no ato da inscrição, junto com os documentos originais, para efetivar a matrícula. Dúvidas sobre qualquer etapa do processo poderão ser sanadas pelo telefone da Central de Matrículas, no número 3545-5949.