Redes de água tratada: saiba como estão as obras nos bairros de Aparecida

Por Allan David (com informações da Saneago)

9 de julho de 2020

Por Allan David (com informações da Saneago)

9 de julho de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Intervenções feitas pela Saneago, em consonância com pedido da Prefeitura de Aparecida, reforçarão o abastecimento nas casas de 450 mil aparecidenses

Aparecida tem obras públicas sendo executadas por todos os lados. A maioria delas é da Prefeitura de Aparecida. Mas outras grandes obras estruturais, como das redes de distribuição de água tratada, da Saneago, também acontecem agora em várias regiões. Elas estão mudando por enquanto a rotina nos bairros para reforçar definitivamente o abastecimento nas casas de 450 mil aparecidenses (77% da população da cidade).

No Papillon Park, por exemplo, a faixa da Rua J-2 no sentido Cruzeiro-Veiga Jardim está fechada para pedestres e veículos. É que grandes dutos da rede de distribuição de água estão sendo instalados no local. O viaduto por onde passa a J-2 embaixo e o Anel Viário, em cima, também está fechado para execução das obras da estatal.

As intervenções feitas pela Saneago podem até gerar transtornos momentâneos, mas os benefícios trazidos por essas obras serão de grande magnitude. A rede de água instalada, por exemplo, é um requisito para que o bairro tenha suas ruas asfaltadas.

O conjunto de obras de redes de distribuição de água está materializando o Sistema de Linhões da Saneago, lançado em janeiro deste ano após assinatura das ordens de serviço pelo Governo de Goiás e a Prefeitura de Aparecida. Os linhões levarão água tratada do Sistema Produtor Mauro Borges para abastecer Aparecida, passando por Goiânia.

No Sistema de Linhões está contemplada a construção de redes de distribuição de água tratada e de 8 centros de reservação (espécie de caixas d’água gigantes), além de subadutoras, estações elevatórias e a perfuração de seis grandes poços. Segundo a Saneago, a previsão é que todos os linhões estejam concluídos até 2024.

Por ser uma obra complexa, foi dividida em etapas. Apesar do decreto estadual de fechamento de vários segmentos de 14 em 14 dias, as obras da Saneago, que são serviços essenciais, continuarão sem interrupções. Confira o andamento de cada fase:

Linhão Oeste

De acordo com a Saneago, a obra está praticamente concluída. Resta apenas um trecho de adutora, que ligará o Centro de Reservação Helvécia ao Centro de Reservação Morada dos Pássaros. Esse trecho está em fase interna de licitação.

Linhão Central

Etapa 1 – Iniciada em agosto de 2019, essa frente de serviço deve encerrar em outubro deste ano. No momento, o canteiro de obras está dentro da área da Superintendência Regional de Operações da Região Metropolitana de Goiânia (Sumeg), unidade da Saneago localizada na Rua 90, Setor Sul, em Goiânia.

Etapa 2 – Iniciada em janeiro deste ano, a obra é prevista para terminar em janeiro de 2021. O contrato conta com um canteiro de obra localizada, situada no Centro de Reservação Vila Oliveira, no Bairro Independência.

Já na execução de redes e adutoras, são obras lineares, com canteiros móveis, acompanhando o andamento do serviço. Atualmente, o contrato tem três frentes de execução de obras lineares. As obras acontecem na:

Avenida das Bandeiras (região da Vila Brasília);

Viaduto da Avenida Pedro Luiz Ribeiro (Papillon Park);

Rua Estibinita (Bairro Independência).

Operários implantam redes do Linhão Central na Avenida dos Colonizadores, na Vila Brasília – Foto: Claudivino Antunes

Etapa 3 – Iniciada em janeiro deste ano, tem previsão de encerrar já em setembro deste ano. A obra tem um canteiro localizado no Centro de Reservação Veiga Jardim (Avenida Senador Antônio Ramos Caiado com Rua Dona Antonieta Cupertino Barros de Amorim).

Possui também uma frente de serviço de execução de redes de distribuição de água no Polo Empresarial, em Aparecida. Para acelerar o trabalho, há previsão de abertura de mais frentes de serviço, sendo duas no Polo Empresarial e duas na Vila Brasília e Vila Sul. A expectativa é que essas frentes passem a operar nas próximas semanas.

Linhão Sul

Parte das obras são executadas desde 2013. Obras remanescentes começaram em dezembro de 2019, pelo Centro de Reservação Iracema e o Centro de Reservação Souza. A previsão de encerramento é junho de 2022.

No momento, as frentes de trabalho são a construção de redes de distribuição de água no Setor Rosa dos Ventos, booster no Jardim Tiradentes, Centro de Reservação no Setor Independência Mansões e Centro de Reservação no Jardim Iracema.

Linhão Goiânia-Aparecida

É o conjunto de adutoras que sai do Centro de Reservação Senac e passa próximo à BR-153 rumo à Aparecida. A obra está em fase interna de licitação.

Linhão Leste e Linhão Norte

As obras estão em fase interna de licitação e serão divididas em dois lotes.