Responsabilidade no trânsito salva vidas, lembra SMTA em blitz educativa

Por Allan David

21 de setembro de 2021

Por Allan David

21 de setembro de 2021


Foto: Claudivino Antunes

Engajada na Semana Nacional de Trânsito, secretaria gestora do trânsito em Aparecida abordou condutores para lembrar que, pela segurança, é importante “ver e ser visto”


A Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), realizou nesta terça-feira (21), na Avenida Geraldo Padeiro, no Jardim Olímpico, uma blitz educativa conscientizando condutores de que responsabilidade no trânsito salva vidas.

As abordagens a motoristas e pilotos ocorreram dentro da Semana Nacional de Trânsito, que se iniciou no último sábado (18) e segue até o próximo dia 25 de setembro.

Os condutores receberam cartilhas com mensagens de incentivo ao trânsito seguro e que lembram da importância de seguir as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Também foram entregues máscaras de proteção facial e mudas de ipês do cerrado. É uma forma que a SMTA encontrou de reforçar para os condutores que, na sociedade, trânsito e meio ambiente caminham juntos, inclusive hoje, no Dia da Árvore.

Neste ano, a Semana Nacional de Trânsito quer levar a população a refletir sobre a temática Pedestre, motociclistas e ciclistas: ver e ser visto.

A recepcionista Mirian Gomes, que conduzia uma moto na blitz da SMTA, mostrou que entendeu a mensagem. “É muito importante os motoristas se conscientizarem em dar seta, porque é a nossa forma de comunicação. A seta indica para aonde você vai virar, e sem a seta, acabam acontecendo alguns acidentes”, comentou a motociclista.

Motorista recebe muda de ipê: trânsito e meio ambiente caminham juntos – Foto: Claudivino Antunes

O secretário executivo da SMTA, Sérgio Carvalho, esteve na blitz para conversar com motoristas e pilotos que passavam pelo local.

“No trânsito, precisamos ter responsabilidade, dirigir com cautela, tranquilidade, evitar acidentes e obedecer às normas de trânsito. Não podemos colocar as famílias em risco. Dirigir é um ato de grandeza”, recomendou o gestor de trânsito de Aparecida.

Consultor de vendas, Marcelo Froes parou o carro e ouviu atentamente os agentes da SMTA. Ele analisou que, “infelizmente, o cidadão anda muito nervoso e impaciente”. E disse que é preciso sempre lembrar da consciência de ter calma e atenção no trânsito.

O ciclista Kauan Gustavo, de 18 anos, pediu mais respeito com que os transitam pela cidade de bicicleta. “O certo é passar a um metro e meio do ciclista. É preciso ver que, em cima de uma bike, vai uma vida”, sintetizou o jovem.

Com uma frota aproximada de 350 mil veículos, segundo estima a SMTA, Aparecida terá novas blitzen e palestras da Semana Nacional de Trânsito sendo realizadas até sábado (18).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)