Restaurantes de Aparecida voltam a funcionar com restrições de cuidado sanitário

Por Rafael Freitas

17 de julho de 2020

Por Rafael Freitas

17 de julho de 2020

Foto: Enio Medeiros

Com a volta de Aparecida de Goiânia para o cenário de risco moderado (amarelo) no enfrentamento a Covid-19 na última quarta-feira, 15 de julho, a prefeitura autorizou os restaurantes a retomarem o funcionamento, desde que cumpram todas as normas estabelecidas na Portaria 48/2020-GAB/SMS.

No documento publicado no Dário Oficial do Eletrônico (DOE) do município e elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde consta todas as exigências de cuidado sanitário para prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus. Os agentes de fiscalização de Vigilância Sanitária de Aparecida estiveram em campo na manhã desta sexta-feira, 17, realizando um trabalho de vistoria e orientação para que os estabelecimentos de alimentação cumpram as exigências da portaria.

A coordenadora de Qualidade e Saúde da Vigilância Sanitária, Patrícia Lima, afirma que nesta primeira semana, os estabelecimentos serão orientados sobre as regras. “Estamos vistoriando se estabelecimentos estão cumprindo as exigências e ao mesmo tempo orientando os donos de restaurantes, trabalhadores e clientes, a redobrarem os cuidados. Nesse primeiro momento nossas equipes têm observado a adesão de muitos comércios quanto ao cumprimento das medidas”, afirmou.

Carlos Fernando é dono de um restaurante no Centro de Aparecida e considera importante redobrar os cuidados nesse momento de retomada das atividades. “É importante a gente retomar as atividades econômicas, como o funcionamento dos restaurantes, mas também cumprir as determinações exigidas pelas autoridades de saúde. Aqui estamos fazendo de tudo para atender os clientes, cumprir as regras e garantir maior prevenção”, destacou.

Proprietário de um restaurante da praça de alimentação do Aparecida Shopping, Robson Caetano, afirma que com a retomada as atividades é preciso cumprir à risca todos os cuidados necessários para evitar a disseminação da doença. “A gente fica feliz com a retomada das atividades e do nosso trabalho, mas sabemos que é de suma importância o cumprimento das normas. Temos que fazer a nossa parte para evitar a proliferação do vírus e garantir ao mesmo tempo a prevenção de nossos trabalhadores e clientes”, concluiu.

Regras para reabertura

Restaurantes e praças de alimentação dentro de shoppings com atendimento ao público de acesso e uso do ambiente interno poderão retomar as atividades com capacidade de 30% e providenciar o afastamento mínimo de distância de dois metros de raio entre cada mesa. Os estabelecimentos devem fazer o controle de acesso de clientes, medição da temperatura corporal na entrada do estabelecimento e exigir o uso de máscara como já é obrigatório no município.

Os estabelecimentos poderão funcionar após assinar o Termo de Compromisso disponibilizado pela prefeitura na plataforma Retomada Responsável e fixar o documento em local visível, além de respeitar o escalonamento regional por macrozonas conforme estabelecido na Portaria nº 035/2020 – GAB/SMS.

Para mais informações sobre as regras contidas nas portarias, acesse: https://webio.aparecida.go.gov.br/diariooficial/download/1432