Reunião define detalhes de convênio entre Prefeitura e Estado em prol dos catadores de papel

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 27 de novembro de 2012 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, e o secretário estadual de Cidades, Silvio Sousa, participou de reunião na tarde desta terça-feira, dia 27, na sala de reuniões da prefeitura de Aprecida de Goiânia, onde foram acertados os últimos detalhes para a assinatura de convênio em prol da Cooperativa dos Catadores de Papel de Aparecida de Goiânia, a Coocap.

O convênio, firmado a partir de uma minuta emitida pelo Ministério Público, será assinado na próxima semana. Na verdade trata-se apenas de formalizar a parceria, na prática, já está em andamento. A prefeitura doôu o terreno para que o Governo do Estado construa o galpão onde será feira a reciclagem, com equipamentos (empilhadora, processadora, balança e carro plataforma) comprados com verba da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes).

Além disso, também ficará a cargo da Prefeitura de Aparecida de Goiânia a contratação dos profissionais de segurança (Guarda Municipal), a manutenção dos equipamentos e a construção de 64 casa que serão entregues a cada uma das famílias dos cooperados. “Este esforço coletivo garantirá um futuro muito melhor à cidade e transformará a vida dessa gente. Tenho certeza de que juntos teremos a alegria de inaugurarmos todas essas obrasainda antes do Natal” – conta o prefeito.

A reunião também contou com a presença dos promotores Érico de Pina e Suelena Caetano, representando o Ministério Público, do procurador Geral do Município, Tarcísio dos Santos, além dos secretários Lafaiete Campos (Meio Ambiente), Mário Vilela (Infraestrutura), Carlos Eduardo Rodrigues (Fazenda) e Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano).

Coleta Seletiva – Desde que foi implantada há pouco mais de dois meses pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, a Coleta Seletiva vem auxiliando no aumento da renda familiar dos catadores cadastrados na Cooperativa dos Catadores de Papel de Aparecida, a Coocap. De acordo com a catadora De acordo com a catadora Juliana Souza da Costa, após a implantação da coleta seletiva pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, a renda familiar aumentou de R$ 50 para R$ 600. “É muito bom receber o apoio da prefeitura. Com a coleta seletiva conseguimos atingir a meta da Coca-Cola para recebermos as premiações e também coletamos mais materiais recicláveis, com isso podemos dar uma vida mais digna a nossos filhos”, enfatizou a catadora de produtos recicláveis.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida de Goiânia, Rodrigo Gonzaga Caldas informa que a coleta começou em cinco bairros e agora já atinge 28, mas a expectativa é de atender toda a cidade. “Queremos levar a coleta seletiva do lixo para todos os bairros de Aparecida, para isso estamos trabalhando na compra de mais caminhões e também contamos com a colaboração dos moradores, pois com isso deixamos nossa cidade mais limpa e sustentável, além de auxiliar na renda dos catadores”, enfatizou o secretário.