SAMU participa de Simulado de Atendimento para ocorrências com múltiplas vítimas

Por Frederico Noleto

15 de agosto de 2019

Por Frederico Noleto

15 de agosto de 2019

Foto: Arquivo

Na manhã desta quinta-feira (15) os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Aparecida de Goiânia tiveram a oportunidade de participar de um exercício de simulação para capacitar o atendimento a acidentes com múltiplas vitimas no município. Foi simulado um cenário de explosão dentro do Buriti Shopping para a atuação dos profissionais. O exercício contou com a participação de 10 médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores que atuam como socorristas em Aparecida.

A ação ocorreu em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a Policia Militar do Estado de Goiás (PM/GO), profissionais da Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) e de brigadistas do próprio shopping. A simulação contou com a utilização de um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás e de ambulâncias do SAMU. O cenário simulou a ocorrência de um incêndio seguido de explosão dentro do shopping e também do desabamento do teto de um dos andares.

“Foi realizado um treinamento para o atendimento a vítimas com corpos queimados, sofrendo sangramento e também com fraturas” – pontua Murilo Terenco de Oliveura, coordenador médico do SAMU de Aparecida. Ele explica que ao todo foram cerca de 50 participantes, contando com os representantes de todos os órgãos. Ele explica que na primeira etapa do exercício os bombeiros simularam a retirada das vítimas da zona quente até um local seguro, onde a equipe do SAMU coordenou a logística para o deslocamento e o atendimento, segundo a especificidade dos casos.

“Esse tipo de treinamento é muito importante para sabermos como lidar com situações parecidas e também para o intercâmbio entre as instituições. Desta forma, alinhamos nossa linguagem com a dos demais colegas e, caso necessário, nos preparamos para oferecer um atendimento ainda mais eficiente às vítimas. Nunca se sabe quando esse tipo de acidente pode acontecer. Torcemos para que nunca” – completa.

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) durante Simulado de Atendimento para Ocorrências com Múltiplas Vítimas

O Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem como objetivo chegar precocemente a vítimas em situação de urgência ou emergência, que possam levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível. Ele funciona 24 horas, todos os dias da semana. O acesso pode ser feito pelo número de telefone 192 e a ligação é gratuita, podendo ser realizada de qualquer telefone local.

O Samu realiza atendimento de Urgência e Emergência por intermédio de ambulâncias, em qualquer lugar, inclusive em vias públicas. A equipe reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e também de saúde mental.