Saúde de Aparecida convoca beneficiários do Bolsa Família para o acompanhamento obrigatório

Por Polliana Martins

23 de janeiro de 2020

Por Polliana Martins

23 de janeiro de 2020


Foto: Claudivino Antunes

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) conclama a todos os beneficiários do Programa Bolsa Família do município para que compareçam à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências para realizarem o acompanhamento, requisito obrigatório para a manutenção do benefício e que consiste em monitoração do estado nutricional, do pré-natal e da caderneta da vacinação das crianças. “Convocamos as mulheres com idade entre 14 e 44 anos, as grávidas de qualquer idade e as crianças menores de 7 anos”, esclarece o secretário da pasta, Alessandro Magalhães.

A chefa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS, Bruna Aniele, explica que o acompanhamento deve ser feito uma vez por semestre, de janeiro até junho (primeira vigência) e depois de julho a dezembro. “Enviamos para cada unidade um mapa com os nomes das famílias da região e, se porventura alguém comparecer a uma unidade que não é a sua referência, essa pessoa será atendida e depois informada a ir no local correto da próxima vez”, avisa ela.  

Onde fazer o acompanhamento

Bruna Aniele informa que todas as UBSs fazem esse acompanhamento e também os Cais Nova Era e Colina Azul, o Centro de Saúde Papillon Park, o Centro de Atendimento Ambulatorial, e, especificamente para os moradores da Região do Garavelo, a referência é a UBS Buriti Sereno. Ela ainda reforça que a procura tem sido baixa: “Há pessoas que não sabem que devem fazer o acompanhamento e correm o risco de ter o benefício suspenso ou cancelado. Para facilitar o acesso, também temos unidades que eventualmente abrem aos sábados e participamos de eventos itinerantes da Assistência Social, dentre outros, para abranger o maior número possível de beneficiários”.

Porque fazer o acompanhamento?

Segundo o Ministério da Saúde (MS), a pesagem no Bolsa Família é uma maneira de identificar casos de desnutrição entre os beneficiários e é determinante para o recebimento do pagamento. O peso de cada membro da família é incluído no cadastro e deve ser atualizado a cada seis meses, conforme for solicitado. Para realizar a pesagem os beneficiários precisam se identificar com documentos pessoais e outros, tais como: Certidão de nascimento (menores de idade), RG (maiores de idade), Carteira de vacinação e Cartão do Bolsa Família.

A Política Nacional de Atenção Básica (2017) destaca que é de responsabilidade comum a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Primária acompanhar e registrar no Sistema de Informação da Atenção Básica e no mapa de acompanhamento do Programa Bolsa Família (PBF) as condicionalidades de saúde das famílias beneficiárias.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)