Saúde de Aparecida de Goiânia inicia vacinações contra a Influenza e o sarampo nesta segunda-feira

Por Polliana Martins

21 de março de 2020

Por Polliana Martins

21 de março de 2020

Foto: Claudivino Antunes

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) inicia, nesta segunda-feira, 23 de março, a Campanha de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo de 2020. A mobilização, que normalmente começa em abril, foi antecipada por conta da pandemia do coronavírus e segue até o dia 22 de maio com o dia D de mobilização nacional marcado para 9 de maio.

A Campanha é dividida em três momentos para grupos prioritários: nesta primeira etapa, que irá até 16 de abril, serão imunizados os idosos (acima de 60 anos) e os profissionais da Saúde. A partir Do dia 16 serão vacinados os professores das escolas públicas e privadas, os profissionais das forças de segurança e salvamento e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Por fim, a terceira etapa será iniciada em 09 de maio para crianças de seis meses a menores de seis anos, além de gestantes, puérperas (mães que se encontram no período dos primeiros 45 dias após o parto), adolescentes, portadores de necessidades especiais, povos indígenas e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

Segundo a coordenadora de Imunização e Rede de Frio da SMS, Renata Cordeiro, por causa da pandemia de coronavírus a vacinação será feita evitando aglomerações e de segunda a sexta-feira das 8h às 17h em locais amplos e arejados e de acordo com as medidas de segurança preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).” A vacinação contra o Sarampo será realizada simultaneamente à da Influenza e indiscriminada, ou seja, direcionada às pessoas de 20 a 49 anos. Para esta, mesmo quem já recebeu a vacina deve ser imunizado novamente”, destaca Renata.

Confira os locais de vacinação:

– Centro de Atendimento Ambulatorial Rodeio Show;

– Cais Nova Era;.

– Garagem do Centro de Saúde Papillon Park;

– Garagem da SMS;

– Sede da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SMS;

– UBSs Andrade Reis, Colina Azul, Independência Mansões, Jardim Riviera, Bairro Independência, Campos Elísios, Jardim Florença, Tiradentes, Veiga Jardim, Cândido de Queiroz, Jardim Paraíso, Alto Paraíso, Delfiore, Bandeirantes, Jardim dos Ipês, Buriti Sereno, Garavelo Park, Mansões Paraíso, Cruzeiro do Sul, Pontal Sul II, Parque Trindade, São Pedro, Santa Luzia, Nova Olinda, Retiro do Bosque, Bela Vista, Jardim dos Buritis, Jardim Olímpico e Rosa dos Ventos;

– CMEI Manoel Simão Neto, Escola Municipal Caraíbas, CMEI Vila Delfiore, Escola Municipal Santa Tereza de Ávila, CMEI Geralda Ribeiro de Melo, Colégio Militar Elmar Arantes, Escola Estadual José Bonifácio da Silva, Colégio Estadual Cruzeiro do Sul, Escola Municipal Túlio Costa, Escola Municipal Alexandre Garcia, Escola Estadual Itagiba Laureano, Escola Municipal Joana Angélica R. Paganin, EMEI Retiro do Bosque, Escola Municipal Jardim Bela Vista e Escola Estadual Maria Joana de Jesus;

– CRAS Nova Cidade e Tiradentes;

– Academia de Saúde Veiga Jardim.

Atenção! Locais de vacinação ainda não confirmados!

Os CMEIs Cândido de Queiroz e Buriti Sereno e as Escolas Municipais Benedito Rodrigues, Jardim dos Ipês, Jardim Olímpico II e José dos Santos só serão confirmados como locais de vacinação no dia 24 de março, terça-feira.

A Influenza

A doença é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A síndrome gripal que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaléia, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização.

O Sarampo

O Sarampo é uma doença viral aguda similar a uma infecção do trato respiratório superior, extremamente contagiosa. É uma doença grave, principalmente em crianças menores de cinco anos, desnutridos e imunodeprimidos. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus sarampo.