Saúde de Aparecida de Goiânia recebe 14 profissionais do Mais Médicos para reforçar o combate ao Coronavírus

Por Polliana Martins e Camila Godoy

23 de abril de 2020

Por Polliana Martins e Camila Godoy

23 de abril de 2020

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia informa que, para contribuir com o atendimento à população, principalmente durante a pandemia do Coronavírus, até o próximo dia 24 de abril 14 novos profissionais do Projeto Mais Médicos Para o Brasil estarão atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Com esses 14, a SMS atinge um total de 63 profissionais do Projeto em atividade no município, muitos já lotados em diversos pontos da cidade e em plena atividade.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, os 14 profissionais se inscreveram no Edital nº5/2020 do Ministério de Saúde, documento que foi adiantado por causa da pandemia, e vão suprir a falta de médicos nas equipes da Estratégia Saúde de Família (ESF) com contratos de até um ano de duração.

Além desses novos médicos, no último mês, mais de 700 profissionais foram convocados e contratados para a pasta. Para aprimorar o trabalho de contenção do Coronavírus,  todos os servidores da SMS têm passado por constantes capacitações e o estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) tem sido reforçado.

Mais leitos Hospitalares

E mais: na semana passada, a Prefeitura entregou 90 novos leitos hospitalares para atendimento da população, 30 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e 60 Unidades Semi-intensivas (semi-UTIs) destinadas ao tratamento prioritário de Covid-19. Os leitos são no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), unidade de referência para esses casos.

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, também anunciou que a Prefeitura adquiriu, para atendimento exclusivo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 13 novos leitos de UTI em uma unidade hospitalar privada e que está adquirindo 20 novos respiradores e monitores para o município.

Recomendações essenciais

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 em Aparecida, ressalta as  recomendações essenciais para o momento: “Orientamos para que quem puder cumpra ao máximo o isolamento social. Em caso de sintomas leves de gripe, é possível agendar consultas em até 48h pelo telefone 0800-646-1590. Caso haja febre e falta de ar, deve-se buscar atendimento em uma de nossas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Nesses locais, após a avaliação médica, se a internação for necessária, o paciente será encaminhado para unidades hospitalares, como o Hmap”.