Saúde de Aparecida lança aplicativo para agendamento de exames RT-PCR

Por Camila Godoy

6 de outubro de 2020

Foto: Wigor Vieira

Ferramenta gratuita já está disponível na Play Store para baixar gratuitamente. Agendamento pelo 0800 646 1590 continua ativo

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia lançou nesta terça-feira, 06 de outubro, o  aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta permite que moradores possam agendar de forma rápida e segura o exame do tipo RT-PCR, padrão ouro para diagnóstico da Covid-19. Para utilizar o serviço, basta acessar a Play Store, pesquisar o nome “Aparecida Saúde”, baixar o aplicativo e fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS.

“Desenvolvemos essa ferramenta para facilitar a vida de todos os aparecidenses que neste momento precisam agendar um exame do tipo RT-PCR, para diagnóstico da Covid. A testagem em massa sempre foi nossa prioridade e até então o agendamento só ocorria mediante ligação ao 0800-646-1590. Agora, com este aplicativo é possível receber o encaminhamento adequado de forma mais rápida e personalizada”, afirma o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães.

Segundo o gestor, o aplicativo está disponível para Android e não é algo pensado apenas para o enfrentamento à pandemia, mas é uma ferramenta que continuará ao longo dos anos: “nossa proposta é agregar diversos outros serviços do SUS, como agendamento de exames e consultas, afinal, vivemos uma era digital e estamos construindo uma cidade inteligente. O ´Saúde Aparecida´ já estava sendo planejado, antes mesmo da pandemia, e estará em constante aperfeiçoamento”.

Triagem

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, explica a triagem realizada pelo aplicativo: “Na página inicial, ao clicar a opção ´Agendamento teste de Covid-19´ o usuário deve preencher um pequeno questionário sobre os sintomas que tem apresentado. Conforme ele responde, o sistema pode agendar o teste em algum dos três drive-thrus de testagem da cidade. O sistema pode ainda recomendar que ele procure uma UBS ou UPA, conforme a gravidade do caso. Existe mais de uma opção de encaminhamento. Tudo depende da situação clínica do paciente”.

Outras funções

No aplicativo é possível ainda acessar informações de utilidade pública sobre todas as unidades de saúde da rede municipal, bem como do Agendamento Municipal de Consultas. É possível ainda visualizar o histórico de atendimento de cada paciente. “Ao fazer o login, por meio do número cartão SUS, o aplicativo já reconhece o usuário”, destaca Gustavo Assunção.

Passo a passo

1 – Acesse a Play Store

2 – Pesquise pelo aplicativo “Aparecida Saúde”

3- Faça o download do aplicativo