Saúde de Aparecida realiza primeiro transplante de rim do Estado fora da Capital

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 28 de junho de 2013 – Um paciente de 23 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aparecida de Goiânia será operado nesta manhã, 28, no Hospital Santa Mônica, no primeiro transplante de rim feito no Estado de Goiás fora da Capital.

Portador de doença auto-imune, o rapaz  receberá o órgão da própria mãe, de 40 anos, o que permitirá que ele tenha mais qualidade de vida e abandone as sessões de diálise.

O procedimento, que será pago pela Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS), teve início às 7h30 e deve ser concluído por volta das 11h. O jovem já fez hemodiálise e recentemente passou a fazer diálise. Após a cirurgia, o tratamento será com medicamentos.

A ação é fruto da parceria entre a SMS, o Centro de Terapia  Renal (CTR) e o Hospital Santa Mônica, com apoio do Hospital Santa Genoveva, referência nacional em transplantes.

Responsável técnico pela equipe multidisciplinar de cerca de 10 profissionais que farão a cirurgia, o nefrologista Bráulio Ludovico Martins comemora: “essa parceria é excelente para a população e reforça a luta da SMS para melhorar a Saúde em Aparecida. É uma alegria para mim poder participar desse transplante pioneiro”, afirma.

O secretário municipal de Saúde, dr. Paulo Rassi, ressalta que a secretaria trabalha para ampliar a parceria, que poderá salvar vidas e diminuir sofrimentos: “trabalhamos para ampliar e qualificar nossas ações e essa conquista dará mais esperança e tranqüilidade àqueles que precisam de transplantes”.

Sugestão de Pauta

Assunto: Primeiro transplante de rim em Goiás feito fora da Capital

Data: 28 de junho de 2013

Horário: 7h30 da manhã

Local: Clínica Santa Mônica (BR 153, KM 8,5, Villasul – Aparecida de Goiânia)

Contato para entrevistas: secretário municipal de Saúde de Aparecida, Paulo Rassi, e nefrologista Bráulio Ludovico.