Saúde de Aparecida zera a fila de espera por exames de tomografia e ressonância magnética

Por Polliana Martins

25 de novembro de 2019

Por Polliana Martins

25 de novembro de 2019

Foto: Wigor Vieira

“A partir de agora, vamos zerar a fila de espera em Aparecida de Goiânia por exames de tomografia e ressonância magnética.” Foi o que afirmou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, acompanhado pelo prefeito Gustavo Mendanha, na tarde desta segunda-feira, 25, no Hospital Municipal da cidade, o HMAP, durante a entrega de dois novos aparelhos de tecnologia de ponta em exames de diagnóstico por imagem: um tomógrafo computadorizado e uma ressonância magnética. Também foram entregues duas novas ambulâncias de suporte básico para o transporte de pacientes no município.

O prefeito Gustavo Mendanha ressaltou que está trocando toda a frota de veículos da Secretaria de Saúde (SMS) e adquirindo equipamentos de última geração para atender bem à população não apenas no HMAP, mas em todas as unidades da rede. “Trabalhamos muito e temos investido além do que é responsabilidade do governo municipal, investimos em média de 20% a 22% dos nossos recursos mensalmente para colocar a Saúde aparecidense no nível da saúde particular que temos no Brasil”, enfatizou ele.

HMAP: sonho realizado

Gustavo Mendanha disse que “o HMAP é um sonho realizado. Aqui milhares de vidas são salvas, temos UTIs e independência para a rede, é o fruto de um trabalho feito com o apoio do governo federal, dos deputados federais e dos nossos secretários e servidores, e que se tornou um dos cartões-postais do Centro-Oeste brasileiro.”

O evento reuniu o vice-prefeito Veter Martins, além de políticos do município e do Estado, a imprensa e servidores da prefeitura que foram conhecer os novos equipamentos que vão atender a rede municipal, que também é referência para outros 55 municípios da região Centro-sudeste. O tomógrafo e a ressonância, ambos já em plena atividade, vão reduzir o tempo de espera por exames, agilizar diagnósticos e garantir mais conforto, segurança e qualidade aos profissionais e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Tecnologia e inovação

O secretário Alessandro Magalhães salientou que os dois equipamentos são de última geração no mercado e que o HMAP é o único hospital público em Goiás que possui um tomógrafo com essa tecnologia avançada. O aparelho teve um custo de 2,027 milhões de reais e tem capacidade para realizar até 100 exames por dia.

Já a nova ressonância magnética demandou um investimento de 2,795 milhões de reais aos cofres públicos e tem capacidade para 800 exames mensais funcionando ininterruptamente todos os dias da semana e atendendo os pedidos de exames das unidades de urgência e emergência da cidade.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, os aparelhos vão beneficiar também os pacientes que realizam exames por agendamento e que muitas vezes tinham que ser encaminhados para Goiânia para realizar diversos tipos de diagnóstico: “Aumentamos significativamente a independência da nossa rede em relação à Capital, o que contribuiu não apenas para o conforto de nossos usuários, mas também para o fluxo de pacientes no Estado.”

Infarto e AVC

Na opinião da chefa de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Bruna Aniele, o aprimoramento nos diagnósticos por imagem vai auxiliar no tratamento de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, episódios causados, em sua maioria, por doenças como hipertensão e diabetes. “Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), um em cada quatro brasileiros sofre de hipertensão (pressão alta), mais de 14 milhões de pessoas têm diabetes e cerca de 30% das pessoas com mais de 60 anos, no País, têm as duas doenças.”

Novas ambulâncias

As duas novas ambulâncias, com capacidade para transportar mil pacientes por mês entre as unidades de Saúde da cidade, trarão mais conforto e segurança para quem realiza tratamento programado e necessita do serviço. O investimento para a aquisição dos veículos foi de aproximadamente 330 mil reais do Fundo Municipal de Saúde, e, com eles, a frota da SMS passa a contar com 10 ambulâncias sanitária que atendem a todas as unidades municipais.

Novo tomógrafo: equipamento de última geração