Secretário de Educação e gestores da rede municipal de Aparecida participam de reunião virtual

Por Felipe Fulquim e Gedeon Campos

5 de agosto de 2020

Por Felipe Fulquim e Gedeon Campos

5 de agosto de 2020

Foto: Arquivo-Educação

Na manhã desta quarta-feira, 05, os gestores das escolas, cmeis e entidades conveniadas com a Rede Municipal de Educação de Aparecida participaram de uma reunião virtual com o secretário da pasta, professor Wanderlan Luiz Renovato. Foi o primeiro encontro na abertura deste segundo semestre realizado em dois turnos dividindo as entidades que atuam na Educação Infantil das que trabalham com o Ensino Fundamental que foi promovido com o objetivo de alinhar as ações pedagógicas para o período de retorno das aulas não presenciais.

Na conversa inicial com os gestores, o secretário de Educação, desejou sucesso aos profissionais nesta nova etapa de trabalho e solicitou um momento de reflexão em homenagem aos gestores e professores da rede municipal que perderam a vida em decorrência da Covid-19. São elas a professora Sandra da Silva Montalvão, professora da Escola Municipal Terra Prometida e Divane da Silva, agente educativa do Cmei Lucília Viana.

Wanderlan Renovato ressaltou que, neste ano letivo de 2020, possivelmente não haverá condições de retornar as atividades presenciais para a Educação Infantil e que um protocolo rigoroso está sendo estudado para que, quando for autorizado o retorno, se inicie pelos alunos do Ensino Fundamental. Ele explicou também que a etapa da Educação Infantil requer o contato físico constante com as crianças, o que amplia ainda mais os riscos de contágio, podendo agravar ainda mais a pandemia na cidade.

“Se for possível o retorno das aulas presenciais para o Fundamental, a Secretaria adotará um rígido protocolo o que incluirá, entre outras coisas, a sanitização adequada do ambiente escolar, o distanciamento necessário entre o alunos que poderão frequentar em dias alternados e também a compra de materiais de segurança, a exemplo de máscaras e de álcool em gel 70°”, pontuou o secretário que lembrou que a rede de ensino de Aparecida conta com 48 mil alunos matriculados.

Sobre o Regime de Aulas Não Presenciais, já em vigor desde o último dia, 03, Renovato revelou que está em estudo a construção de uma plataforma para ministração de aulas à distância, com conteúdos voltados para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. “Quando interrompemos as aulas no mês de março, tínhamos em mente que seria por um período curto. Com o tempo fomos compreendendo a dificuldade no enfrentamento da pandemia e percebemos que não podemos retornar sem que haja a absoluta segurança e em contrapartida precisamos investir na qualidade das aulas”, enfatizou.

A coordenadora de Ensino e Aprendizagem da pasta, professora Aline Caixeta, lembrou que este momento é sensível e que as ações promovidas tem por objetivo fortalecer o vínculo da comunidade escolar com as escolas.  Ela apresentou aos gestores um material de apoio didático pedagógico produzido pela equipe técnica da coordenadoria de Ensino e Aprendizagem que serão utilizados pelos professores na realização de atividades na Educação Infantil e no Ensino Fundamental 1 e 2.

São tarefas produzidas com base no Documento Curricular Ampliado (DC-GO Ampliado). As atividades serão disponibilizadas no Google drive e os professores poderão acessar e encaminhar diretamente para o Whatsapp dos alunos e pais de alunos. “A ideia é trabalhar de maneira que os pais e alunos não tenham a necessidade de consumir muitos dados, já que este é  um dos mais graves entraves do Regime Especial de Aulas Não Presenciais”, ponderou a coordenadora.

A coordenadora de Supervisão Escolar da Semect, Cecília Honória, relembrou aos gestores sobre a importância de fazer a renovação documental do Caixa Escolar para que as escolas não sofram com prejuízos nos repasses financeiros. Ela falou também sobre o processo de avaliação escolar e, neste sentido, explicou que ainda está em estudo um modelo de apreciação do rendimento das atividades pedagógicas, sem que haja prejuízos para os alunos.

Luciano Fernandes, que é superintendente de Inovação e Tecnologias Educacionais da Semect, anunciou que várias escolas do município de Aparecida foram contempladas pelo MEC com o Programa Educação Conectada e advertiu que os diretores têm até o dia 15 para assinarem a adesão ao programa. O Educação Conectada deve contemplar as unidades com valores de R$ 2,3 mil a R$ 3,8 mil reais para ser investido em conexão pelas escolas e cmeis. O recurso deve ser usado no cabeamento o que deve melhorar o sinal de captação de internet no ambiente escolar.

Luciano Fernandes avisou também que as escolas já contam com internet de 150 megas, o que deve melhorar a atuação das unidades escolares neste momento de aulas virtuais. Uma outra novidade é um curso básico em ferramentas tecnológicas que a Superintendência está preparando e que deve capacitar os profissionais de educação com vistas a ampliar as ações pedagógicas durante o Regime Especial de Aulas Não Presenciais.

Dos gestores que estiveram presentes na reunião, usaram da palavra o diretor da EM Francisco Rafael Campos, Conjunto Planície, André Alcântara Brandão, e Alexandro Ramos, do Cmei Azélia de Oliveira, Village Garavelo. Nessas duas unidades já houve registro de casos de covid-19 envolvendo servidores e os dois gestores foram uníssonos ao elogiarem a decisão da Secretaria em acompanhar a decisão do CEE, mantendo em Aparecida o Regime Especial de Aulas Não Presenciais, dando prioridade à saúde e à vida de alunos e servidores.