Semana Nacional de Trânsito será marcada por atividades de conscientização em Aparecida

Por Rackel Vieira

17 de setembro de 2021

Por Rackel Vieira

17 de setembro de 2021

Foto: Enio Medeiros

A Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida de Goiânia (SMTA), realiza entre os dias 18 e 25 de setembro, diversas ações educativas na cidade em alusão a “Semana Nacional de Trânsito”. O lançamento da Campanha “Pedestres, motociclistas e ciclistas: ver e ser visto” será realizado neste sábado, 18, às 9h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) Orlando Alves Carneiro, na Cidade Vera Cruz. O evento contará com um momento educativo com heróis da Marvel.

O principal objetivo da campanha é promover, durante uma semana, atividades para a conscientização da população sobre os cuidados necessários que pedestres e condutores devem ter ao andar e trafegar pelas ruas e avenidas da cidade. A campanha deste ano aponta para a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres, reforçando a necessidade do uso de equipamentos e revestimentos que os tornem mais visíveis principalmente no período da noite.

“A falta de visibilidade do motorista é uma das principais causas de acidentes. Isso mostra que trafegar em segurança depende bastante da capacidade do condutor de ser visto por outros motoristas e também ver o que está à sua volta. Por isso, vamos trabalhar acima de tudo a empatia, reforçando o papel dos mais fortes de proteger os mais fracos”, ressaltou o secretário executivo da SMTA, Sérgio Cândido de Carvalho.

Para conscientizar o máximo de pessoas possível, a SMTA realizará dezenas de ações, bem como divulgação nas redes sociais da Prefeitura, outdoors com mensagens de conscientização, debates em videoconferências transmitidos nas redes sociais da Prefeitura e Blitzen Educativa com distribuição de banners dando ênfase ao tema.

Recomendações para melhorar a visibilidade

Condutores de automóveis e veículos pesados: realizar as regulagens dos espelhos retrovisores – tanto do central, como dos laterais – para reduzir ao máximo os pontos cegos do veículo;

Tomar cuidado com as luzes de indicações; utilizar o pisca alerta somente quando o veículo estiver parado; em caso de neblina, deve-se sempre reduzir a velocidade, acender a luz baixa e o farol de neblina; o farol alto deve ser usado apenas em situações com pouca iluminação e quando não há outros veículos transitando no local, já que pode reduzir a visibilidade do condutor de outro automóvel.

Os caminhões e ônibus têm amplas áreas de pontos cegos, devido às grandes dimensões. Todos os outros veículos devem evitar circular muito próximos a eles, especialmente na lateral direita.

Motociclistas: Os cuidados devem ser redobrados. Não circular entre as faixas e próximos aos veículos, para não se esconderem em pontos cegos; olhar sempre nos retrovisores antes de mudar de faixa;

Pedestres e ciclistas: fazer uso de objetos refletores na bicicleta ou na roupa para melhorar a visibilidade e sinalizar as intenções para manter a segurança do ciclista. Já aos pedestres o ideal é evitar cruzar as ruas em locais em que a visualização é difícil, como atrás de árvores, postes ou outros veículos.

Programação da Semana Nacional de Trânsito de Aparecida

As ações serão realizadas sempre às 9h da manhã nos seguintes dias e locais:

– 18 de setembro de 2021 (sábado)

Momento educativo com Heróis da Márvel

Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) Orlando Alves Carneiro -Av. V-5, s/n – Cidade Vera Cruz

– 20 de setembro de 2021 (segunda-feira)

Blitz Educativa

Local: Em frente ao Aparecida Shopping – Av. Independência, Setor Serra Dourada 3ª Etapa

– 21 de setembro de 2021 (terça-feira)

Local: Em frente ao Buriti Shopping – Avenida Rio Verde, setor Vila São Tomaz

– 22 de setembro de 2021 (quarta-feira)

Blitz Educativa