Semas faz alerta contra abuso sexual de crianças e adolescentes

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 20 de maio de 2013 – A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Aparecida de Goiânia promoveu na última sexta-feira, 17, uma blitz de orientação às pessoas sobre a violência e o abuso sexual contra crianças e adolescentes. A blitz foi realizada na Avenida Independência, no Setor Vilage Garavelo. Pessoas que passavam pelo local a pé, de moto ou de carro, foram paradas por funcionários da Semas que lhes entregavam um folheto contendo orientações sobre como denunciar esse tipo de crime.

A Ação contou com o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTA) e faz parte das atividades em torno do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em todo o Brasil no dia 18 de maio. Nesse dia, em 1973, a menina Araceli, de 8 anos, foi raptada, violentada e assassinada, fato que se tornou conhecido na literatura policial como Caso Araceli e teve grande repercussão no Brasil.

O objetivo da blitz, explicou o Superintendente de Proteção Especial da Semas, Nei Sílvio de Oliveira, foi o de estimular a população a denunciar esse tipo de crime através do Disque Direitos Humanos, conhecido como Disque 100. “Nós distribuímos esse material na blitz a fim de divulgar o número Disque 100 para que as pessoas denunciem e também procurem os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Centros de Referência em Assistência Social (Cras) quando perceberem que alguma coisa esteja acontecendo com crianças e adolescentes próximos”, pontuou.

Nei Silvio explicou ainda que é muito importante a participação da sociedade nessa luta contra a violência, a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes em Aparecida. Segundo ele, o registro de casos com esse tipo de crime é alarmante no município. De três a quatro casos – registrados pelos três conselhos tutelares do município, pelo Juizado da Infância e da Juventude e pelo Ministério Público – são encaminhados diariamente ao Creas.

“Isso nos preocupa muito porque as pessoas têm dito que aumentaram os casos porque aumentaram as denúncias. As denúncias também aumentaram, mas o número de crianças abusadas tem crescido acentuadamente e isso é muito preocupante para nós. Por isso, a nossa campanha de divulgação do Disque 100 é importante”.

Caso Araceli

Araceli era a segunda filha de Gabriel Crespo e da boliviana radicada no Brasil, Lola Sánchez. Viviam numa casa modesta, na Rua São Paulo, hoje rua Araceli Cabrera Crespo, no bairro de Fátima, na cidade de Serra, vizinha à Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. A ausência de Araceli foi notada pelo pai, quando a menina não voltou para casa depois da escola, o Colégio São Pedro, em Vitória, no dia 18 de maio de 1973. Pensando se tratar de um sequestro, distribuiu fotografias da filha aos jornais.

O corpo da menina Araceli foi encontrado seis dias depois nos fundos do Hospital Infantil de Vitória (Hospital Jesus Menino). Havia sido violentada e seu corpo estava dilacerado. Os suspeitos do crime são pessoas ligadas a duas famílias ricas do Espírito Santo. Também foi apontada como suspeita a mãe de Araceli, Lola Sánchez, que teria usado a própria filha como “mula” para entregar drogas a comparsas. Apesar de haverem testemunhas, os acusados nunca foram condenados pelo crime.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)