Seminário discute o papel de Aparecida na Região Metropolitana

Aparecida de Goiânia, 24 de setembro de 2014 – A Secretaria de Planejamento de Aparecida de Goiânia realiza, nesta quinta-feira (25), das 8 às 17 horas, no Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Aparecida, o seminário “O papel de Aparecida na Região Metropolitana”. Técnicos do Ministério do Meio Ambiente; da empresa Ambiens, que venceu a licitação para fazer a revisão do Plano Diretor do município; e do Sindicato dos Engenheiros do Paraná realizarão palestra durante todo o dia.

O seminário faz parte de uma série de atividades que a Secretaria de Planejamento tem realizado com o objetivo de envolver a sociedade na construção do novo Plano Diretor de Aparecida. O documento foi criado em 2002 e deve ser atualizado a cada dez anos. A renovação do instrumento fará com que o desenvolvimento do município deixe de esbarrar em artigos do antigo Plano e cresça com mais celeridade e com sustentabilidade. A revisão do atual Plano Diretor da cidade, foi iniciada no final de abril de 2014 pela empresa Ambiens e por técnicos da Seplan.

“Temos que fazer uma lei que atenda o hoje pensando no amanhã, a realidade de 2002 não é mais a mesma dos dias de hoje, nem dos próximos dez e vinte anos. Estamos animados com a experiência da Ambiens. Eles possuem profissionais técnicos capacitados que já estão conhecendo a cidade e dando andamento ao cronograma que traçamos”, ressaltou o secretário de Planejamento de Aparecida, Afonso Boaventura.

Na avaliação do prefeito Maguito Vilela (PMDB) a revisão do plano significa um grande avanço socioeconômico da cidade. “Leis do Plano antigo não permitem condomínios fechados, por exemplo, e isso é um atraso para o desenvolvimento do municípío. Por isso o papel do poder público é contribuir para que a iniciativa privada invista cada vez mais nos setores urbanísticos e comerciais de Aparecida para continuar gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Faremos tudo com segurança e responsabilidade, mas com celeridade, porque todos temos interesse em resolver os problemas da cidade”, defendeu o prefeito.

OFICINAS – Em maio deste ano foi realizada na Associação Comercial e Industrial de Aparecida (Aciag) oficinas setoriais, que também fazem parte do processo de revisão do Plano. O objetivo é a construção de um diagnóstico do município e a indicação preliminar de cenários desejados, por meio de oficinas temáticas e por segmentos sociais. As oficinas foram voltadas aos técnicos municipais, entidades empresariais e poder legislativo, com caráter propositivo. Um dos temas abordados foram Meio Ambiente e Sustentabilidade.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Seminário “O papel de Aparecida na Região Metropolitana”

Horário: Das 8 às 17 horas

Data: 25 de setembro de 2014 (quinta-feira)

Local: Auditório do Bloco C, 2° piso, do Instituto Federal de Goiás – Campus Aparecida – Avenida Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira, quadra 1, lote 1 Parque Itatiaia, Aparecida de Goiânia – Goiás.