Semma divulga novo número de WhatsApp para denúncias de crimes ambientais

Por Rodrigo Augusto

18 de dezembro de 2018

Por Rodrigo Augusto

18 de dezembro de 2018


Foto: Genésio Carneiro

Para atender com maior eficiência o cidadão aparecidense, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) divulgou nesta semana o novo número do aplicativo de mensagens WhatsApp. O aplicativo é usado pelo órgão para receber denúncias de crimes ambientais na cidade e funciona 24h todos os dias da semana. Para informar alguma infração, o denunciante precisa se identificar e indicar um número de telefone para contato. O novo número é (62) 9 8459 1661.

Os números fixos para denúncias continuam os mesmos: (62) 3545-6024 e 3545-5866. Quando enviar uma mensagem para o WhatsApp da Semma, o  cidadão receberá automaticamente uma mensagem solicitando algumas informações que irão agilizar o trabalho dos fiscais. É necessário informar, por exemplo, se a irregularidade acontece em um estabelecimento comercial ou residência. O denunciante deve indicar o endereço completo da ocorrência com nome da rua, quadra e lote e/ou número.

A Semma de Aparecida de Goiânia realiza o atendimento de denúncias de todas as naturezas, como, por exemplo, som automotivo, desmatamento em áreas de preservação ambiental, lançamento de esgoto em vias públicas, poluição visual e outros. Segundo dados da secretaria, a maioria das ocorrências registradas pelo aplicativo é de casos relacionados à perturbação do sossego público por meio da utilização de som automotivo.

“Esse canal de atendimento facilita a vida do cidadão que precisa entrar em contato com a Semma. Hoje, praticamente toda pessoa que usa um smartphone tem o aplicativo WhatsApp instalado em seu aparelho e isso ajuda na denúncia imediata de algum problema”, pontua o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adriano Montovani.

Som automotivo

De acordo com o artigo 158 da Lei Municipal 792/88 e com a Lei Federal 9.605/98, as multas para casos relacionados ao uso de som automotivo podem varias de R$ 540, 00 a R$ 5.000,00 – dependendo da reincidência e intensidade da perturbação – e ainda apreensão do veículo.

Nos dois últimos finais de semana, por meio de denúncias realizadas via WhatsApp, a Semma apreendeu 13 veículos com som em regiões diferentes da cidade. Em Aparecida, o limite permitido para uso de som em veículos é de 65 decibéis durante o dia e 55 a noite. “O foco do nosso trabalho não é a aplicação de multas, mas sim garantir o sossego público e a saúde da população”, destaca Montovani.

Leia também:

Aparecida é 1ª colocada no ranking do ICMS ecológico em Goiás 

Semma apreende oito carros com som irregular em Aparecida de Goiânia

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)