SEMMA inicia trabalho de recuperação de nascentes em Aparecida nesta sexta-feira, 30

Por Rackel Vieira

29 de agosto de 2019

Por Rackel Vieira

29 de agosto de 2019

Foto: Divulgação

A ação faz parte do “Programa de Ações Ambientais Integradas”, lançado no início deste mês.

Com o objetivo de conter a crise hídrica no município, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realiza nesta sexta-feira, 30, o trabalho de preservação, recuperação e revitalização das nascentes distribuídas na cidade. A concentração ocorrerá às 7h, no Campo de Futebol da Avenida Cristiano Galdino Gonçalves, setor Independência Mansões com destino ao córrego Santo Antônio, primeira área a ser atendida.

A ação de preservação e revitalização da nascente do córrego Santo Antônio consiste no plantio de mudas de árvores nativas como compensação ambiental, limpeza do manancial, retirada de lixo, cadastramento dos moradores ribeirinhose também cercamento nas nascentes. “Ações concretas como os replantios contribuem para a preservação do meio ambiente e melhora da qualidade de vida da população”, destacou o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson, o Córrego Santo Antônio é o manancial de maior extensão de Aparecida de Goiânia. “O manancial tem grande importância ecológica e ambiental para o microclima e para a sustentabilidade do município. Além de sistema de drenagem natural para a cidade e região, é utilizado para irrigação de hortaliças, consumo para criações de animais domésticos e rurais”, explicou. Na sequência as equipes atuarão no Ribeirão Lajes, responsável pelo abastecimento de água de 37 bairros da cidade, o que corresponde a 32% da população que recebe água tratada.

Programa de Ações Ambientais Integradas

O trabalho de recuperação de nascentes está dentro do “Programa de Ações Ambientais Integradas”, que visa oferecer um cronograma de ações preventivas e de proteção das áreas ambientais no município. Dentre suas metas, também está a recuperação de oito córregos da cidade. No cronograma de ações é realizado ainda um levantamento, mapeamento e caracterização de todas as áreas de preservação ambiental do município, tanto as de domínio público como também as particulares.

Para isso, a SEMMA conta com apoio das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Defesa Civil e Planejamento; agentes da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Universidade Federal de Goiás (UFG), Organizações Não Governamentais (ONGs), faculdades particulares e civis.

“Essa é uma parceria importante que trará resultados positivos para o meio ambiente da cidade. Vamos unir forças entre o poder público, ONGS, universidades, Setor Produtivo e, principalmente, proprietários de imóveis que possuam fazendas, sítios, chácaras e casas nas áreas de preservação ambientais, como nascentes, cursos de água e áreas de recargas do lençol freático”, pontuou o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson.

“Os trabalhos que já são realizados pela SEMMA ao longo do ano também estão sendo intensificados nesse período como o monitoramento das áreas ambientais, contensão de erosões existentes e trabalho de educação ambiental nas escolas do município”, reiterou secretário.