Semma intensifica operações de fiscalização na Serra das Areias

Por Frederico Noleto

1 de fevereiro de 2019

Foto: Genésio Carneiro

O município de Aparecida tem se tornado referência entre as gestões ambientalmente responsáveis do país. Prova disso está no compromisso do prefeito Gustavo Mendanha de tomar todas as ações necessárias para a preservação das áreas verdes da cidade. Nesse caminho, a Secretaria de Meio Ambiente tem realizado um trabalho exemplar no sentido de fiscalizar e coibir a poluição e a degradação das nascentes localizadas do município. A Área de Preservação Ambiental (APA) da Serra das Areias, por abrigar algumas das nascentes mais importantes da região, tem sido alvo de ações rigorosas dos fiscais da secretaria.

Na manhã desta sexta-feira, 1º, o secretário da pasta, Adriano Montovani, realizou uma visita técnica à Serra para traçar novas estratégias para intensificar a fiscalização no local. “Em todas as visitas temos observado que a população infelizmente segue jogando muito entulho e muito lixo naquela área. Por isso faremos um trabalho intensivo para poder coibir esta prática. A Serra das areias é um local muito belo, repleto de nascentes e de água muito limpa e merece todo o nosso cuidado e proteção. Por ser um patrimônio dos habitantes do município, temos que reforçar o apelo para que a população abrace essa causa e nos ajude a preservar o local” – pontua o secretário.

Ele conta que pretende reforçar a divulgação dos canais de comunicação com a população para que moradores e visitantes possam denunciar a prática de descarte irregular de lixo e entulho. “O prefeito Gustavo Mendanha está trabalhando para embelezar nossa cidade de várias formas e mantê-la limpa, mas este é um dever de todos nós. É preciso que a população esteja do nosso lado para inibirmos todo tipo de poluição, que atrapalha inclusive a economia de nossa cidade. Temos o compromisso de cumprir todas as exigências legais tanto da preservação de nossos mananciais, quando da destinação correta de resíduos sólidos. Mas iremos intensificar ainda mais a fiscalização de nossas áreas de preservação” – explica.

Adriano Montovani ressalta que a Área de Proteção Ambiental Serra das Areias é formada em sua maior parte por terrenos particulares e áreas de preservação, por isso é vedada a entrada indiscriminada. “A Lei 3.275/2015 proíbe qualquer prática de atividade esportiva e de lazer em áreas de proteção, com exceção das chamadas áreas rururbanas, onde há a existência de chácaras e sítios”. A SEMMA esclarece que para entrar nas áreas é preciso autorização do órgão competente e também dos proprietários das áreas particulares. “Sem essa autorização, toda atividade no local é tida como invasão e, portanto, considerada crime, conforme a legislação” – conclui.

Para denunciar desejo irregular do lixo em ruas, lotes e áreas ambientais, utilize os telefones 3545-5866, 3545-6024 e 98459-1661 (Whatsapp).