Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos retomarão atividades presenciais em Aparecida

Por Rackel Vieira

19 de maio de 2021

Por Rackel Vieira

19 de maio de 2021


Foto: Jhonney Macena

A partir da próxima segunda-feira, 24, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Aparecida de Goiânia retomará o atendimento presencial às crianças e adolescentes. A Secretaria de Assistência Social (Semas), responsável pelo SCFV, determinou que as medidas de prevenção e controle da transmissão da Covid-19 sejam tomadas para assegurar a saúde dos trabalhadores e dos alunos. As unidades do município estavam com as atividades presenciais suspensas desde março de 2020, quando os primeiros casos de Covid-19 foram diagnosticados no Estado.

Segundo a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são ferramentas importantes de proteção para crianças e adolescentes. “Retomar com as oficinas e atividades presenciais é fundamental, principalmente durante a pandemia, para que possamos resguardar os direitos da criança e do adolescente. Portanto os pais podem ficar tranquilos, que todos os protocolos sanitários contra a proliferação do novo Coronavírus serão seguidos. As crianças de cada unidade serão divididas em grupos, com horários alternados e algumas atividades serão readaptadas para garantir o distanciamento entre eles”, destacou.

A secretária executiva Técnica e Administrativa da Assistência Social, Vânia França, reforça que a retomada dos atendimentos presenciais é importante para assistir mais de perto as crianças e adolescentes. “Com os atendimentos realizados pelas equipes, de forma remota, durante a pandemia, começamos a identificar algumas vulnerabilidades em algumas famílias assistidas. Por isso, tomando todos os cuidados e com regramentos específicos, retomaremos nossas atividades presenciais para melhor atender nossas crianças com aulas de reforço, atividades físicas e recreativas, e também lanches diários”, explicou.

Fotos registradas antes da pandemia da Covid-19 (Jhonney Macena)

Nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos as crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos fazem atividades culturais e artísticas, participam de ações de interação social e de rodas de conversa, oficinas de arte e de leitura, brincadeiras, praticam esporte e lazer. Elas recebem o suporte de assistentes sociais e pedagogos que ajudam no desenvolvimento de suas potencialidades. “O objetivo é reforçar os elos familiares na construção das histórias das crianças e dos adolescentes, valorizando o sentido da vida coletiva e garantindo, assim, qualidade de vida e direitos resguardados”, garante a secretária Mayara Mendanha.

Atualmente, Aparecida de Goiânia conta com nove Centros de Convivência espalhadas na cidade, onde atendem 1.200 crianças e adolescentes. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30, nas unidades do SCFV instaladas nos setores Vila Brasília, Jardim Casa Grande, Rosa dos Ventos, Jardim das Hortênsias, Jardim Riviera, Nova Cidade, Independência Mansões, Jardim Olímpico, Jardim Tiradentes e Marista Sul. O encaminhamento das crianças para os SCFV é por meio dos Centros de Referência em Assistência Social.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)