Servidores municipais de Aparecida cumprem medidas de proteção contra a Covid-19

Por Rackel Vieira

24 de abril de 2020

Por Rackel Vieira

24 de abril de 2020

Foto: Wigor Vieira

Secretaria de Saúde dá orientações aos servidores e à população sobre a importância do uso de máscaras, incluindo as de tecido

Diante da atual pandemia do novo Coronavírus, os serviços públicos são fundamentais para a população e não podem parar. Preocupada com o funcionalismo da administração municipal e, ao mesmo tempo, com a saúde dos servidores, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem cumprido todas as medidas de proteção recomendadas pelo Ministério da Saúde. Entre as medidas e protocolos de orientação da Secretaria de Saúde do Município está a higienização das mãos sempre que possível com água e sabão, uso de álcool em gel e de máscaras faciais reutilizáveis.

Na entrada da Cidade Administrativa, desde quinta-feira, 23, é feita a medição de temperatura dos mais de mil servidores e visitantes. A orientação é a mesma para todas as empresas do município, que se a pessoa apresentar temperatura acima de 38°C, é orientada a voltar para casa e agendar uma consulta no 0800 646 1590, para ver se está com os sintomas de gripe. Este serviço de medição da temperatura corporal também é realizado nas unidades de saúde com os profissionais da saúde e pacientes que aguardam atendimento e será levado nos próximos dias para os demais órgãos municipais.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), que conta com 633 servidores trabalhando atualmente, é uma das pastas que tem tomado bastante cuidado com o contágio do Covid-19. “Nossos servidores atuam na limpeza urbana e urbanização da cidade, que é um serviço essencial para manutenção da cidade, e por isso, correm também um risco maior de contaminação. Prevendo isso e com o objetivo de proteger nossos trabalhadores, distribuímos máscara de proteção e álcool em gel, e dividimos bem as equipes para que não haja aglomeração”, ressaltou o secretário da SDU, Max Menezes.

Além das máscaras, os servidores da SDU foram aconselhados pela SMS sobre a higiene das mãos, lavagem com água e sabão e desinfecção com álcool em gel. “Orientamos a melhor forma de tossir ou espirrar, que é tapando as vias com o antebraço, e evitar o compartilhamento de objetos pessoais”, pontuou o secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, que também é coordenador do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Aparecida e que conta com a participação de entidades sociais, hospitais, secretarias municipais e da Câmara de Vereadores.

FOTO: Enio Medeiros

Segundo o secretário, a higiene e distanciamento social são tão ou mais importantes neste momento de luta contra a Covid-19, mas as máscaras são úteis, principalmente para evitar que pessoas que têm o vírus o transmita, além de auxiliar na proteção de quem as usa. “A medida ajuda a impedir a disseminação pelo contato com gotículas infectadas. Como as máscaras cirúrgicas estão em falta no mercado devido à grande procura nos últimos meses, o uso das máscaras de tecido é uma saída para a população, já que as cirúrgicas descartáveis devem ser usadas prioritariamente pelos profissionais da Saúde”, explicou Alessandro, que orienta a troca da máscara após cerca de três horas de uso.

Veja aqui como confeccionar e usar a máscara caseira, conforme orientação da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).