Servidores visitam o Hospital Sírio-Libanês em busca de referências para melhorar o atendimento na Saúde de Aparecida

Por Camila Godoy

28 de janeiro de 2019

Por Camila Godoy

28 de janeiro de 2019

Foto: Divulgação

Em busca de melhorar o atendimento oferecido à população de Aparecida de Goiânia que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), servidores da Prefeitura realizaram visita técnica ao Hospital Sírio-Libanês, localizado em São Paulo, e que é reconhecido em todo o país por sua qualidade. Durante três dias desta semana, o grupo, composto por médico e enfermeiros de Aparecida, conheceu diversos setores do Hospital e conversou com gestores da unidade. A visita serve como referência para o desenvolvimento de projetos em Aparecida.

Nos dias 22 e 23, os servidores conheceram as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) do Hospital Sírio-Libanês, bem como o pronto socorro, as unidades de internação e de Atenção Primária e a farmácia da instituição. Na quinta-feira, 24, parte da equipe visitou o Hospital Geral do Grajaú, unidade pública gerida pelo Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Sírio-Libanês.

“Aparecida está reorganizando sua Saúde por completo e a nossa intenção é melhorar cada vez mais os serviços oferecidos. O prefeito Gustavo Mendanha tem realizado grandes investimentos nesta área e apostado na qualificação dos profissionais. Com isso, estamos buscando conhecimento em quem é referência em gestão inovadora e atendimento humanizado”, afirmou o coordenador médico de Aparecida, Fernando Rezende.

A diretora de Urgência e Emergência e Atendimento Especializado de Aparecida, Amanda Melo, definiu a visita como uma experiência inspiradora para a excelência. “Conversamos com gestores do Hospital Sírio-Libanês e discutimos fluxos, processos de trabalho, protocolos e indicadores. Aprendemos muito e estamos saindo daqui com mais conhecimento para melhorar a Saúde de Aparecida, inclusive nas atividades de avaliação e controle do Hospital Municipal”, destacou.

Para o diretor de Gestão à Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde de Aparecida (SMS), Gustavo Amoury, diversas técnicas aplicadas em diferentes áreas do Hospital Sírio-Libanês podem ser utilizadas na saúde aparecidense. “A Prefeitura conhece as dificuldades de gestão da rede pública de saúde e tem enfrentado o desafio de oferecer serviços de qualidade. Nós sabemos que a Saúde é insaciável e que os recursos são finitos. Por isso, estamos em busca de otimização e racionalização, junto com quem é referência no assunto”.

A enfermeira da Coordenação de Inovação e Projetos da SMS, Camila Borges, compartilhou o posicionamento do colega e enfatizou: “Ao conhecer a área de Planejamento Estratégico para Otimização de Recursos, do Hospital Sírio-Libanês, ficou evidente que é possível reduzir custos sem prejudicar a qualidade da assistência. Além disso, pude conhecer diversas estratégias adotadas pela instituição para melhoria de indicadores, alcance de metas, resultados e comunicação e fiscalização entre a gestão pública e as organizações sociais”.

Assunto relevante para o município, a gestão do Hospital Grajaú pelo Instituto de Responsabilidade Social do Hospital Sírio-Libanês chamou a atenção da coordenadora estratégica da SMS, Bruna de Castro. “Nós conhecemos um pouco mais desse modelo de gestão, dos fluxos dos serviços oferecidos na unidade e dos resultados da metodologia Lean, aplicada na Emergência do Hospital. Metodologia esta que também vem sendo adotada nas UPA’s de Aparecida, a partir da parceria firmada entre a Prefeitura e o Sírio-Libanês”, pontuou.

Lean nas UPA’s

O projeto citado pela coordenadora, lançado em Aparecida no ano passado, tem como objetivo a otimização dos processos administrativos e assistenciais que impactam as filas das Unidades de Pronto Atendimento da cidade. Por meio da iniciativa, a área de consultoria do Hospital Sírio-Libanês realizou o diagnóstico dos pontos negativos das três unidades do município e promoveu a capacitação de servidores da SMS para aperfeiçoar os processos das UPA’s. Os profissionais da Prefeitura elaboraram projetos de melhorias e agora, com a supervisão e coordenação do Sírio-Libanês, eles estão sendo executados. Ao final, o Hospital promoverá a certificação dos envolvidos.