Simpósio de Fiscalizações Urbanas destaca a função dos agentes no crescimento das cidades

Por Camila Godoy

25 de junho de 2018

Por Camila Godoy

25 de junho de 2018

Foto: Wigor Vieira

Na manhã desta segunda-feira, 25, o prefeito Gustavo Mendanha participou do Simpósio de Fiscalizações Urbanas em Goiás, realizado no auditório do Campus da Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Aparecida de Goiânia. O evento reuniu diversos fiscais de serviços da área ambiental, de trânsito, de posturas e vigilância sanitária, gestores em geral e autoridades e teve como objetivo abordar as funções e a necessidade de manter diálogo com a administração municipal. Na ocasião, o prefeito reafirmou o compromisso com a categoria.

“Os fiscais que atuam em nossa cidade exercem um trabalho fundamental para o desenvolvimento de Aparecida, sempre em prol da segurança e do controle dos serviços. Por isso mesmo, merecem todo reconhecimento e qualidade no trabalho”, afirmou Gustavo Mendanha, que aproveitou para parabenizar a iniciativa do Sindicato de Fiscais de Aparecida de Goiânia, da Associação dos Fiscais, da Federação Nacional e  Associação Nacional de Fiscais e Auditores Fiscais de Atividades Urbana e do Movimento Cidadania Plena, entidades que idealizaram o evento.

O prefeito também apresentou dados sobre as conquistas realizadas para o município em diferentes áreas, ouviu as demandas da categoria e reafirmou o compromisso de diálogo entre a Administração Pública e os profissionais. “Podem contar com o meu apoio para avançarmos cada vez mais no debate sobre a valorização dos fiscais. Destaco que a gestão da nossa cidade tem sido feita com muita prudência e planejamento, equilibrando as possibilidades financeiras do município, a legislação incidente e os anseios da sociedade aparecidense”.

Dentre os assuntos abordados no Seminário estavam a Sintonia entre a Administração Pública e os Servidores das Fiscalizações Urbanas; Carreiras Típicas de Estado; O risco da Fiscalização; Situação Previdência atual; Aposentadoria; Porte de Arma de Fogo e Representatividade no Legislativo. No final do evento foi entregue a Comenda da Ordem Fiscal àqueles que atuam em prol dos agentes fiscalizadores. O ex-secretário municipal, Max Menezes, presente na solenidade, salientou o diálogo entre gestores e trabalhadores como melhor forma de ação. “Dialogando podemos chegar a um ponto comum, o do bom senso. Nada acontece que não passe pela política e pelo debate”, afirmou.

O presidente da Associação dos Fiscais de Aparecida de Goiânia (Afag), Bruno Carvalho, agradeceu o apoio da Prefeitura e reforçou a importância de ter uma gestão que reconheça a relevância dos serviços realizados pela fiscalização e que busque soluções para as principais reivindicações da categoria. “Atitudes simples podem salvar vidas e reduzir os riscos que incidem em nosso trabalho”, pontuou.

Palestras

O diretor de benefícios do AparecidaPrev, Epitácio Reis, foi um dos palestrantes do do evento. O gestor apresentou dados sobre o sistema de previdência do município e sobre a categoria. “Hoje, os fiscais de Aparecida já recebem por periculosidade, mas o debate sobre a aposentadoria especial deve continuar sempre entre Legislativo, Executivo e todos vocês”, afirmou.

O deputado federal Delegado Waldir também proferiu palestra nesta manhã. O parlamentar defendeu sua visão sobre a extensão do porte de armas à categoria dos fiscais: “A arma é um instrumento da vontade humana e na mão de profissionais preparados serve como proteção”. Após a fala do deputado, o evento seguiu com outras exposições e entrega de homenagens.